Tanques em fibra de vidro: utilidades e vantagens

Por sua leveza e resistência, a fibra de vidro tem se popularizado muito nos últimos anos — as suas aplicações são inúmeras. Também conhecida como polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), ela é um material composto de filamentos de vidro ultrafinos. Elas são cobertas com uma resina, normalmente feita com poliéster, e endurecidas por meio de um processo de polimerização com o auxílio de um catalisador.

Quando se trata de uso doméstico, poucos materiais são tão eficientes! Nas residências, a fibra de vidro tem aplicações simples e práticas. É o caso, por exemplo, dos protetores de ar-condicionado. Enquanto os metálicos e de concreto são pouco resistentes e pesados, os de fibra são leves, resistentes e baratos. O mesmo vale para o tanque de lavar roupa — muitas vezes ignoramos a importância que a matéria prima possui no dia a dia. Ela definirá a resistência do tanque, a leveza e até a durabilidade dele.

Ainda não conhece todas as vantagens e utilidades dos tanques em fibra de vidro? Leia o nosso texto de hoje e aprenda mais sobre eles!

Tanques em fibra de vidro

Um tanque de fibra de vidro consegue levar para a área de limpeza de uma residência ou indústria todas as suas vantagens por um baixo custo, além de ser um produto compacto, leve e prático. Por conta da leveza da fibra, eles podem ser deslocados facilmente, tornando a sua instalação mais barata, rápida e prática em ambientes como apartamentos.

Vantagens

Confira agora algumas das vantagens dos tanques em fibras de vidro!

     Maior Resistência

Quando comparado com tanques de marmorite, concreto ou ferro, ele é mais resistente ao calor, ao impacto e à inflexão. Além disso, ele consegue oferecer uma maior higiene para o usuário graças ao seu modo de lidar com agentes químicos. Ao ser exposta a tais materiais, a fibra apresentará maior resistência à corrosão e, em função da sua estrutura, oferecerá menos risco à saúde do usuário.

    São mais seguros

Tanques em fibra de vidro também são mais seguros quando levamos em consideração a sua condutividade elétrica e a resistência térmica. Ao contrário de tanques feitos a partir de materiais como ferro e alguns minerais, ele não transfere facilmente ondas elétricas e possui grande resistência ao fogo.

    Sua limpeza é feita com facilidade

Ao contrário de tanques feitos com mármore ou concreto, o tanque de fibra de vidro não é poroso. Assim, ele é mais resistente à formação de incrustações e ao acúmulo de resíduos. Permitindo que a limpeza e a manutenção do produto seja simplificada.

Os tanques em fibra de vidro para a lavagem de roupas, por exemplo, são uma amostra de como esse produto pode tornar as nossas vidas mais práticas. Mais leve, imune à ferrugem e com alta resistência, eles o se destacam entre os concorrentes do mercado.

Como podemos perceber, a alta maleabilidade da fibra de vidro permite moldagens personalizadas sejam feitas facilmente, o que faz dela um material extremamente versátil. Quando aplicada em itens de nossa resistência, essas vantagens dão um destaque ainda maior à matéria prima.

Você já utilizou um tanque em fibra de vidro? Notou a diferença? Compartilhe com a gente a sua experiência!

Veja 4 vantagens da fibra de vidro para outros materiais

Com o avanço da tecnologia dos materiais, muitos compostos foram descobertos, apresentando vantagens em pontos como segurança, economia e qualidade. A fibra de vidro é um destes inovadores materiais que vem sendo aplicados em uma infinidade de objetos por conta das suas características únicas.

Você conhece as aplicações da fibra de vidro ou deseja saber o que há nela para receber tamanho destaque? Descubra no post de hoje!

O que é a fibra de vidro?

A fibra de vidro é um material produzido a partir da união de filamentos extremamente finos e flexíveis de vidro com alguma resina, normalmente poliéster. O polímero produzido mescla as propriedades dos materiais contidos em sua produção, gerando uma fibra leve, altamente resistente e com propriedades únicas e excelentes para diversas aplicações.

As vantagens da fibra de vidro

A fibra de vidro possui inúmeras propriedades de interesse na indústria, tornando-a um material extremamente versátil.

    1 – Leveza

A leveza apresentada pela fibra, 30% inferior a dos aços, por exemplo, e com propriedades térmicas e mecânicas similares, ajuda na criação de peças mais leves. Com relação às propriedades térmicas, a baixa condutividade torna a fibra muito útil em processos na qual o isolamento é essencial, como na construção civil. Além disto, também apresenta baixa condutividade elétrica.

    2 – Segurança

No quesito segurança, as já mencionadas resistências elétrica e térmica são acompanhadas pelo fator de a fibra de vidro não ser combustível, praticamente anulando o risco de incêndios por quaisquer motivos.

    3 – Economia

Um dos principais atrativos que a fibra de vidro apresenta está no fator econômico. A baixa degradabilidade apresentada em decorrência da sua resistência a ambientes alcalinos e salinos ou radiação ultravioleta, faz da fibra um material que oferece maior longevidade, reduzindo os gastos com manutenção, além de possuir menor custo de mão de obra devido as suas características de trabalho.

    4 – Resistência

Se o vidro contribui em boa parte com a resistência física, as resinas empregadas, específicas para determinadas aplicações, agregam um fator de resistência química à fibra, além de auxiliar na higiene devido a não presença de poros no material.

O que pode ser feito com a fibra de vidro?

As variadas propriedades físicas e químicas apresentadas pela fibra de vidro faz deste material um grande constituinte dos mais variados processos.

  • Na confecção de peças, a facilidade de se trabalhar com a fibra permite a produção em diversos tamanhos e formas, podendo ser aplicada na indústria naval, tanto nas hélices do motor quanto no casco da embarcação;
  • Aviação, estando presente inclusive nos maiores e mais leves aviões do mundo;
  • Recipientes para inúmeras finalidades ou objetos de grande exposição na água,     como pranchas de surf, piscinas e caixas d’água.
  • Na construção civil, a fibra de vidro pode substituir o ferro no concreto armado, conferindo uma construção igualmente resistente e com maior durabilidade.
  • Na fabricação de telhas e até mesmo no seu interior, como nas banheiras.
  • No acabamento com gel coat (resina de poliéster), que confere ainda mais proteção à fibra, além de efeito visual interessante devido à aparência brilhante apresentada.

A listagem de itens confeccionados utilizando a fibra de vidro é realmente vasta e atende a necessidades diversas, nos fatores econômicos, de segurança e de qualidade.

E você, já conferiu de perto algo confeccionado com fibra de vidro? Compartilhe suas experiências ou tire suas dúvidas nos comentários!