Saiba por que usar protetor de ar-condicionado

Sabemos que em tempos de altas temperaturas, principalmente no verão, o uso de ar-condicionado é fundamental para que não soframos com tanto calor. Em condomínios e empresas é possível ver as fachadas repletas com estes aparelhos. Contudo, há preocupação na estética que a instalação destes equipamentos causam nos imóveis por parte de empresários e síndicos.

Do mesmo modo, também existe a necessidade de manter em bom funcionamento destes eletrodomésticos. Por isso, muitas pessoas têm utilizados protetores para ar-condicionado. Tratam-se de caixas que são instalados na parte de fora e que são acessórios importantes para o seu equipamento. No post de hoje, saiba por que usar protetor de ar-condicionado.

O funcionado do protetor de ar-condicionado

O protetor de ar-condicionado feito com fibra de vidro possui aberturas para saída de ar. Alguns tipos possuem grades nas laterais e na parte traseira e outros aberturas diagonais ou horizontais na própria estrutura da proteção.

Eles são projetados para proteger o seu aparelho contra quaisquer ações externas, escoando a água da chuva pelo duto de condensação, o que evita o estrago da parede. Com isso, pode-se perceber que os protetores não são só muito benéficos para o aparelho, como também para as fachadas residenciais.

As principais vantagens

Entre os principais benefícios da utilização de protetor de ar-condicionado nos condomínios e nas empresas estão:

   Padronização do visual do seu imóvel

Sabemos que há um problema estético quando diferentes tipos de ar-condicionado são instalados em um edifício por exemplo. Principalmente, devido a vasta variedade de modelos, a fachada e estética do imóvel ficam comprometidas.

Os síndicos adotam os protetores uma vez que é possível adquirir um modelo padrão e instalar em todos os andares. Do mesmo modo, nos projetos arquitetônicos exigem a inclusão desses acessórios, pois ele cobrem toda a unidade externa do aparelho. Com isso, consegue-se manter uma fachada padronizada e garante proteção contra fatores externos.

   Proteção do ar-condicionado contra fatores externos

Além da boa estética, o protetor é muito útil para proteger o seu ar-condicionado contra agentes externos, como a presença de morcegos e pombos, por exemplo. Além de prejudicar a parte interna do seu aparelho, ambos os animais citados são transmissores de doenças. O uso de protetores consegue afastá-los, provendo proteção para o eletrodoméstico e higiene.

Da mesma forma, ele evita a incidência direta de raios de solares. Pois, quando o sol atinge o aparelho, sua potência elétrica é forçada, ou seja, ele funciona na capacidade máxima. Com a sobrecarga, o ar-condicionado possui um tempo de vida útil menor, ou seja, é possível que este aparelho funcione por menos tempo.

   Aumento da vida útil do seu aparelho

Uma vez que é possível evitar a incidência de raios solares e aproximação de animais, o seu aparelho tem o funcionamento potencializado. Ele evita sobrecargas na capacidade do aparelho e não obstrui as grades de ventilação. Logo, o ar-condicionado funciona dentro das melhores condições, estendendo seu tempo de uso.

   Economia de gastos com manutenção

Com as razões aqui apresentadas para o uso de protetor de ar-condicionado, entende-se claramente que o acessório provê economia para seu condomínio e ou empresa. Além de melhorar sua fachada, você conseguirá ter um ótimo aproveitamento e maior vida útil do seu eletrodoméstico. Assim você economiza na conta de luz, na manutenção e ou compra de um novo aparelho.

Contudo, a instalação do protetor de ar-condicionado deve ser feita de maneira correta, para evitar possíveis danos na parte externa do imóvel e/ou no próprio aparelho. Ainda em com dúvidas sobre o assunto? Aproveite agora e entre em contato conosco.

3 dicas de conservação e manutenção de ar-condicionado

Apesar de muitos não se preocuparem, a manutenção de ar-condicionado deve ser periódica. São pequenas ações que podem reduzir danos e problemas do equipamento. Além disso, contribuem para a redução de problemas de saúde, pois o ar que circula dentro do aparelho possui diversas bactérias, que só são retiradas através da troca ou higienização dos filtros.

Você sabe o que é a manutenção preventiva? Ela é uma ação sistemática para o monitoramento de qualquer tipo de aparelho. Tem como intuito reduzir e impedir as falhas dos equipamentos, como o ar-condicionado!

No post de hoje, confira 3 dicas de conservação e manutenção de ar-condicionado!

Qual a importância da manutenção de ar-condicionado?

Todo aparelho de ar condicionado necessita de manutenção e limpeza, independentemente do tipo. Essa necessidade ocorre devido aos ambientes fechados onde ele é instalado, dificultando a circulação do ar, que não é renovado. Com isso, os micro-organismos presentes, como bactérias, fungos, bolor e ácaro se mantém.

Os principais fatores para a realização da manutenção de ar-condicionado são:

  • Prevenção da saúde: ao trocar os filtros do ar ou realizar sua limpeza os micro-organismos presentes e a poeira deixam de circular no ambiente;
  • Aumento do tempo de vida útil do aparelho: aparelhos sem manutenção contém poeiras e outras substâncias que podem causar danos;
  • Economia: o ar-condicionado que não passa por uma higienização periódica fica sujo, forçando o compressor e gastando mais energia. Além disso, muitas vezes o aparelho para de funcionar devido a problemas que poderiam ser resolvidos na manutenção.

Como deve ser feita a manutenção de ar-condicionado?

Podem ser realizadas diferentes manutenções do ar-condicionado, de acordo com o tempo de uso e o ambiente onde ele foi instalado.

    1 – Frequência da limpeza dos filtros

Os filtros devem ser limpos a cada duas vezes por semana. Esse processo pode ser realizado por você mesmo: lave a tela interna com água corrente e termine a higienização com um pano macio e seco. Com isso você garante que o nível de refrigeração fique estável e evita a sobrecarga do sistema interno.

Já a troca dos filtros deve ocorrer a cada dois meses e é recomendado que se compre um filtro igual ao original. Se você não souber realizar a troca, um técnico pode resolver o seu problema.

    2 – Manutenção de ar-condicionado

É preciso realizar uma manutenção anual no seu ar-condicionado, feita por técnicos especializados — eles fazem a higienização dos dutos com produtos específicos, eliminando bactérias e fungos. Pode também haver a necessidade de troca de peças internas que estejam com mau funcionamento ou defeito.

    3 – Análise do líquido do refrigerador

É importante ainda ficar de olho em vazamentos do líquido do refrigerador. Se isso acontecer, peça a um técnico para fazer a manutenção do equipamento o mais rápido possível, pois o ar deixa de ser resfriado e o gasto de energia é muito maior.

Quais os cuidados se deve ter para evitar danos ao ar-condicionado?

Além da manutenção periódica, alguns cuidados são importantes para proteger o ar-condicionado. Verificar com frequência a situação dos fios, para evitar curto circuito, analisar se não está ocorrendo nenhum vazamento nos canos do equipamento, manter as áreas ao redor da unidade limpas e utilizar protetores de ar-condicionado são cuidados que podem garantir uma vida útil maior ao aparelho.

Através de pequenos cuidados e atitudes o seu aparelho funcionará com qualidade por um longo tempo. Não deixe que seu equipamento pare de funcionar para buscar uma solução!

Você já fazia a conservação e manutenção de ar-condicionado adequadamente? Conhecia a frequência ideal para que ela ocorra? Compartilhe sua experiência nos comentários!

3 dicas para prevenir o ar-condicionado da corrosão

As altas temperaturas apresentadas no verão brasileiro fazem do ar-condicionado um item indispensável em muitas residências e locais comerciais. As regiões urbanas e, principalmente, as próximas ao litoral, sofrem com alguns problemas que precisam de cuidados para a boa operação dos equipamentos.

Você sabe quais cuidados podem ser tomados para prevenir o ar-condicionado da corrosão e aumentar consideravelmente sua vida útil? Confira no post de hoje!

Corroendo a economia

Provavelmente você nunca parou para pensar no quanto a corrosão impacta nos fatores econômicos do seu aparelho de ar-condicionado, mas saiba que este valor pode atingir um percentual expressivo. Somando a corrosão a outros tipos de problemas, como sujeira localizada nas serpentinas, o consumo energético do ar-condicionado pode ficar até 30% superior quando comparado a um aparelho operando nas condições ideais.

Um dado curioso sobre a corrosão, especificamente considerando o aço, principal material de confecção da estrutura externa do ar-condicionado, é que cerca de 20% da produção mundial é destinada ao reparo de estruturas danificadas, das mais variadas, enquanto o restante é utilizado na criação de novas peças e equipamentos.

Mas afinal, o que gera a corrosão?

A corrosão é um processo químico que se dá pela oxidação do metal em contato com o ar. Por ser inevitável manter os dois componentes desta reação totalmente separados, é impossível evitar a sua ocorrência, mas vale ressaltar que a oxidação natural é um processo relativamente lento quando comparado a sistemas que contenham algum agravante.

Nas regiões litorâneas, a salinidade oriunda do mar é o principal fator que acelera o processo de oxidação dos equipamentos. Já nos centros urbanos, a poluição é que exerce este papel, já que as substâncias presentes no ar atuam de forma similar ao sal, assim como a exposição do aparelho de ar condicionado a produtos químicos.

Mas afinal, no que estas informações podem auxiliar você a evitar a oxidação do ar-condicionado? Vamos conferir as dicas a seguir!

3 dicas para prevenir o ar-condicionado da corrosão

   1 – Limpeza

A limpeza periódica dos aparelhos de ar-condicionado auxiliam de forma expressiva na operação satisfatória do equipamento. O período recomendado para que uma limpeza seja efetuada é de 30 dias, e pode-se utilizar detergente neutro, imediatamente seguido de uma lavagem com água pura para remoção da sujeira acumulada nas serpentinas. Alguns modelos de ar-condicionado também vêm com manual contendo alguns cuidados que podem ser tomados para ampliação da sua vida útil.

   2 – Manutenção

Manter o aparelho de ar-condicionado sempre funcionando próximo às condições ideais é econômico e saudável, já que agentes contaminantes presentes no ar podem se concentrar ao longo do tempo. A principal forma de manter o equipamento em perfeitas condições é a troca dos filtros de ar a cada 90 dias, reduzindo a chance de haver corrosão nas tubulações do equipamento.

   3 – Revestimento

Provavelmente a melhor maneira de garantir a qualidade da operação do seu aparelho de ar-condicionado, a utilização de revestimentos em determinadas partes do equipamento garantem uma defesa físico-química contra a corrosão.

Os revestimentos externos podem ser à base de alumínio ou outros materiais, como a fibra de vidro. A utilização destes materiais confere a proteção necessária sem que haja prejuízo ao funcionamento do equipamento. Além do revestimento de partes de ar-condicionado, o uso de protetores externos, também confeccionados com os materiais citados, são muito efetivos contra a corrosão, além de dar um aprimoramento estético ao equipamento.

Ficou com alguma dúvida sobre como garantir formas efetivas de manter o seu aparelho de ar-condicionado em perfeitas condições? Então escreva para nós nos comentários!

Como usar fibra de vidro: Conheça 6 utilidades

 

Nós já sabemos que a fibra de vidro é um material leve, prático, maleável e que pode ser aplicado em uma série de produtos em busca de maior resistência e durabilidade. Por conta dessas suas propriedades, a fibra de vidro pode ter diferentes usos e aplicações. No artigo de hoje, vamos mostrar como usar fibra de vidro de seis maneiras diferentes!

Usos da fibra de vidro

A fibra de vidro tem sido aplicada em um número cada vez maior de produtos pela indústria. Seja no mundo automobilístico ou em residências, o material tem sido aplicado para criar produtos mais leves, modernos e resistentes. Entre os locais onde a fibra de vidro é utilizada, podemos destacar:

1 – Indústria aeroespacial

Apesar de não ser utilizada como principal item de construção de um avião, a fibra de vidro tem diversas aplicações no mundo aeroespacial. Ela é matéria prima para a criação de asas de pequenos aviões, tampas de motores e porta instrumentos.

2 – Indústria automobilística

De caminhões a carros superesportivos, a fibra de vidro faz sucesso no mundo dos automóveis. Se em 1953 o Chevrolet Corvette se destacava pela sua carroceria feita em fibra de vidro, hoje temos carros de corrida e peças para caminhões feitos do mesmo material, como para-choques e para-lamas.

3 – Indústria naval

É difícil encontrar uma área onde a fibra de vidro não tenha se adaptado tão bem quanto essa. Graças às suas características únicas, a fibra tem sido utilizada para a construção de barcos inteiros e até para itens de lazer, como pedalinhos.

4 – Lazer

Fibras de vidro não são resistentes apenas à eletricidade, agentes químicos ou fogo. O material também consegue ficar exposto ao ambiente por longos períodos sem se degradar, além de ser de fácil limpeza e muito durável. Com a sua maleabilidade, parques costumam utilizar a fibra para a construção de brinquedos, escorregas e até grandes cenários, como ocorre em locais como a Disneyland.

5 – Energia eólica

O uso do vento como método para obter energia tem se tornado popular ao redor do globo. Para auxiliar as empresas que trabalham com essa tecnologia a terem baixos custos, a fibra permite que as turbinas produzidas sejam mais leves e com baixo custo de produção.

6 – Aplicações domésticas

O sucesso da fibra de vidro não está restrito apenas a indústrias e empresas, ela também é utilizada em objetos de uma residência. Ela pode ser aplicada nos circuitos de eletrônicos, protetores de ar-condicionado e até tanques de lavar roupa. O mesmo vale para as piscinas e banheiras modernas. Diante da necessidade cada vez maior desses produtos serem leves e com baixa necessidade de manutenção, a fibra de vidro tornou-se uma matéria prima popular para esse segmento.

Quando entendemos as suas características, é fácil notar os motivos pelos quais a utilização da fibra de vidro tem se tornado uma tendência — ao permitir a criação de produtos leves, resistentes e duráveis, muitas pessoas optam pela matéria prima.

Tem algum produto que é feito de fibra de vidro? Sabe como usar fibra de vidro de forma inovadora? Compartilhe com a gente nos comentários!