10 peças fabricadas por meio do processo Vacuum Forming

Hoje, podemos encontrar peças fabricadas por meio do processo Vacuum Forming em todo lugar. Elas estão presentes em nossas residências, nos escritórios, nas instituições bancárias e até mesmo nos consultórios odontológicos. E isso não é à toa. Há muito tempo, a indústria percebeu que o Vacuum Forming é uma ótima maneira de se fabricar peças que não exigem alta qualidade a um baixo custo de investimento.

A seguir, mostraremos 10 peças muito comuns no nosso dia a dia que são fabricadas por meio desse incrível processo. Veja quais são elas:

1. Separador de talheres

Uma das principais peças fabricadas por meio do processo Vacuum Forming é o separador de talheres, um utensílio de cozinha muito útil para organizar as gavetas dos armários e evitar a bagunça no ambiente.

2. Organizador para banheiro

Armários aéreos e de piso para banheiros geralmente contêm um organizador interno, feito pelo processo Vacuum Forming. Ele é resistente à umidade do banheiro e serve para organizar os produtos de higiene pessoal.

3. Porta-notas

Outra peça comum fabricada por meio do processo de formação a vácuo é o porta-notas, um instrumento bastante utilizado em comércios, instituições bancárias e casas lotéricas para guardar e separar cédulas e moedas.

4. Passa numerário

O passa numerário ou passa dinheiro é um artefato encontrado, principalmente, em balcões de casas lotéricas. É por meio dele que os clientes repassam o dinheiro ou outros documentos para os atendentes ou vice-versa.

5. Bandeja de instrumentos odontológicos

Muitos dentistas utilizam bandejas fabricadas por meio do processo Vacuum Forming para posicionar seus instrumentos odontológicos, como espelho bucal, portal algodão, pinça clínica, escavador, sonda exploratória, entre vários outros.

6. Comedouro e bebedouro para animais

Muitos comedouros e bebedouros para animais de pequeno porte, como cães e gatos, são produzidos por meio do Vacuum Forming. Além de deixar as duas superfícies da peça lisas, esse processo ainda assegura a sua resistência.

7. Embalagem descartável

Embalagens transparentes descartáveis, para seringas, alimentos perecíveis, cartuchos de tinta e toners, cartões de memória e cosméticos também podem ser facilmente fabricados por meio do processo de formação a vácuo.

8. Caiaque

O Vacuum Forming também pode ser utilizado na fabricação de caiaques resistentes, duráveis e de alto desempenho. A grande vantagem de se fabricar caiaques por meio desse processo é o ótimo acabamento que eles ganham em ambas as superfícies.

9. Banheira de hidromassagem

Outra peça bastante produzida por meio do processo de formação a vácuo é a banheira de hidromassagem. Em poucos minutos, uma banheira com vários metros quadrados pode ser fabricada, com o mínimo esforço humano.

10. Forma de gelo

Formas de gelo de diferentes modelos e tamanhos também podem ser produzidas pelo Vacuum Forming. Esse processo garante que o plástico atinja suas propriedades e também que ele fique flexível, para que os cubos de gelo possam ser facilmente retirados.

Estas e muitas outras peças podem ser facilmente fabricadas por meio do processo Vacuum Forming. Mas é importante lembrarmos que para atingirem o grau de qualidade necessário e gerarem um ótimo custo-benefício é crucial que elas sejam fabricadas por uma empresa especializada em Vacuum Forming, como a Sercel. Realizar esse processo sem a experiência necessária pode resultar em erros e muitos prejuízos.

Que outras peças você conhece que são fabricadas pelo processo Vacuum Forming? Conte para a gente no campo de comentários logo abaixo!

As principais tendências da indústria de Fiberglass

Todo ano, gestores, especialistas e profissionais de cada indústria se reúnem para discutir suas tendências. Isso não poderia ser diferente na indústria de Fiberglass.

Reunimos abaixo quais foram as principais tendências dessa importante indústria em 2017.

A utilização da Fiberglass aumentou

No momento, o Brasil está passando por uma grave recessão, que está afetando todos os setores da economia.

E para se manterem ‘vivas’ no mercado, as empresas estão buscando ‘fazer mais com menos’, ou seja, produzirem mais por um custo menor, para poderem repassar um produto de qualidade por um menor preço ao consumidor.

E é nessa busca que muitos gestores têm se atentado à fibra de vidro. Isso porque ela é capaz de ajudar as empresas a fazerem mais com menos e atravessarem essa crise econômica de forma mais tranquila.

Entre as principais características da indústria de fiberglass, estão:

  • O baixo custo ( que reduz os custos de fabricação);
  • A alta resistência a impactos e fenômenos da natureza (que permite o oferecimento de produtos melhores e mais duráveis aos clientes);
  • A leveza (que facilita o transporte e reduz os custos logísticos);
  • A versatilidade (que permite a fabricação de uma série de peças, o atendimento a vários públicos diferentes e o aumento do faturamento);
  • A possibilidade de ser reciclada (o que melhora a imagem da empresa perante o público).

Essas são apenas algumas das inúmeras características da fibra de vidro que ajudarão muitas empresas a não só sobreviverem nessa crise, como também se destacarem no mercado em que atuam.

E é por isso que a adoção dela continuará crescendo.

Os setores náutico, aeronáutico, automotivo e de lazer são apenas alguns dos inúmeros que adotaram a fibra de vidro em 2017.

Muitas técnicas de fabricação de Fiberglass serão aprimoradas

Apesar de a fibra de vidro já permitir, por si só, a fabricação de peças altamente resistentes por um baixo custo, a forma como ela é aplicada nos processos de fabricação pode ser otimizada para gerar ainda mais benefícios.

Devido também a crise econômica, muitas empresas que já usam a fibra de vidro estão aprimorando as técnicas e processos que a envolvem, para:

  • Reduzir o desperdício de matérias-primas (como Gel Coat, aditivos e a própria fibra);
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Acelerar a linha de produção;
  • Evitar a quebra de máquinas e ferramentas (como Gelcoateadeiras, injetoras de resina e pistolas laminadoras);
  • Reduzir erros que resultem no desperdício de peças.

Tudo isso contribuirá para a fabricação de peças cada vez melhores, por um custo menor.

Os compradores ficarão mais exigentes

Principalmente em épocas de recessão, os consumidores, tanto B2B quanto B2C, querem investir em ativos que lhes gerarão algum valor. Isso porque, se seus investimentos não gerarem resultados, eles acabarão perdendo dinheiro – um recurso muito escasso em tempos de crise.

Portanto, em 2017, eles estarão procurando por peças feitas de materiais altamente resistentes, de baixo custo, que sejam recicláveis e que tenham uma longa durabilidade – para não precisarem comprar outras no curto prazo. E a fibra de vidro certamente será o material preferido deles, pelo fato dela atender à todas essas exigências.

E as empresas não terão outra opção, a não ser adotarem a fibra de vidro para satisfazerem as necessidades do público, não perderem clientes e ganharem vantagens competitivas no mercado.

Além de exigirem a fibra de vidro, os compradores também irão querer processos mais eficientes, que reduzam ainda mais os custos das peças e acelerem a sua entrega.

Conferiu todas as tendências sobre as indústria de Fiberglass? Conhece outra que deixamos de citar? Então escreva sobre ela no campo de comentários abaixo!

Os principais tipos de Gel Coat e suas características

O Gel Coat é um produto que faz parte da rotina de quem lida com a fabricação de peças de fibra de vidro.

Ele é usado para dar o acabamento superficial às peças. Além de dar beleza à elas, proporcionando cor e brilho, ele também as protege de impactos, substâncias corrosivas e intempéries.

É por isso que ele é considerado um dos produtos mais importantes utilizados na indústria de Fiberglass.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um tipo de Gel Coat.

Na verdade, existem vários, sendo que cada um atende à uma necessidade diferente. É muito importante conhecer as características de cada um, para aplicar o tipo de Gel Coat certo na peça e garantir a sua qualidade e evitar prejuízos.

A seguir, mostraremos os tipos de Gel Coat existentes no mercado, bem como as suas principais características.

Gel Ortoftálico é um dos tipos de Gel Coat de aplicação geral

O Gel Ortoftálico é um gel de aplicação geral. Ele é amplamente utilizado na fabricação de peças de fibra de vidro que não exigem resistência ao amarelecimento e ao contato permanente com água. Ele:

  • Possui um ótimo brilho;
  • Tem uma resistência química moderada;
  • Pode ser aditivado para exposição aos raios UV;
  • Possui viscosidade média, o que o torna ideal para ser aplicado por meio de pistolas, Gelcoateadeiras Air-Less e Gelcoateadeiras Spray-Up.

Gel ISO-NPG

O Gel ISO-NPG foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades da indústria de piscinas, banheiras, ofurôs, etc, peças que ficam expostas constantemente à água. Ele:

  • Apresenta um brilho acentuado;
  • Possui uma ótima estabilidade mecânica;
  • É originalmente aditivado para exposição aos raios UV;
  • Possui viscosidade média.

Gel Primer

Esse gel dá acabamento superficial à peças de fibra de vidro reforçadas utilizadas na fabricação de automóveis, caminhões, ônibus, tratores, etc. O Gel Primer:

  • Não possui brilho;
  • É sensível à umidade;
  • É preparado para receber pinturas;
  • Possui viscosidade média.

Gel Isoftálico

O Gel Isoftálico é usado em peças que requerem uma elevada resistência à exposição externa e ao intemperismo. Ele:

  • Possui uma ótima cor e brilho;
  • É resistente a impactos;
  • Pode ser aditivado para exposição aos raios UV;
  • Possui viscosidade média.

Gel Éster-Vinílico

Esse Gel é utilizado na fabricação de peças de fibra de vidro que precisam de uma alta resistência química, pois serão submetidas a meios muito agressivos e corrosivos (de fábricas, por exemplo). Ele:

  • Absorve choques térmicos e mecânicos com excelência;
  • Possui uma alta dureza Barcol.

Gel Molde 

O Gel Molde, como o próprio nome já diz, é usado na fabricação de moldes utilizados no processo de fabricação de peças. Esse Gel é oferecido nas versões Isoftálico e Éster- Vinílico, e, normalmente, possui cores chamativas (como laranja e vermelho) para contrastar com as peças fabricadas.

Esses são os principais tipos de Gel Coat disponíveis no mercado. Antes de escolher entre os tipos de Gel Coat, é preciso analisar as exigências da peça de fibra de vidro a ser fabricada e também as características que ela deverá ter para suportar as condições do meio em que será utilizada.

Sem essa análise, corre-se o risco de se adquirir um tipo de Gel Coat errado, que reduzirá a qualidade da peça e gerará enormes prejuízos.

Conferiu os tipos de Gel Coat e suas características? Se tiver ficado com alguma dúvida, deixe-a nos comentários para podermos lhe ajudar!

 

Os aditivos utilizados nos processos Spray-up e Hand Lay-up

No decorrer dos processos Spray-up e Hand Lay-up, a equipe responsável pela fabricação adiciona vários aditivos para acertar a viscosidade da resina, acelerar a cura, prolongar o tempo de gel, dar propriedades à peça, colorir a sua superfície, etc. A adição dos aditivos à resina depende, claro, das características e propriedades exigidas para cada peça, e também do processo de fabricação adotado.

Abaixo, listamos os principais tipos de aditivos utilizados nos processos de fabricação Spray-up e Hand Lay-up. Veja quais são eles:

Monômero

Os monômeros utilizados nos processos Spray-up e Hand Lay-up são os de estireno. Eles são usados para reduzir a viscosidade e permitir a polimerização da resina. As resinas poliéster geralmente contém o monômero inserido em sua fórmula. É importante lembrarmos que o excesso de monômero de estireno pode prejudicar as propriedades químicas e mecânicas das peças e reduzir a sua resistência e qualidade final.

Catalisador

Para que a cura da resina e do Gel Coat aconteça é necessário a utilização de catalisadores, que são, normalmente, peróxidos orgânicos. Os catalisadores mais utilizados nos processos Spray-up e Hand Lay-up são o MEK-P (Peróxido de Metil Etil Cetona), em estado líquido, e o BPO (Peróxido de Benzoila), em estado sólido ou de pasta. O catalisador não pode ser colocado em contato direto com o acelerador, pois a esta junção gera fogo.

Acelerador

O acelerador, como o próprio nome já diz, é utilizado para acelerar a reação de cura a frio da resina. Ele é utilizado juntamente com o catalisador. Os principais aceleradores utilizados nos processos Spray-up e Hand Lay-up são os de sais de cobalto (como Naftanato e Octoato de Cobalto para resinas catalisadas com MEK-P) e os de aminas terciárias (como Dimetil Anilina e Dimetil Anilina para resinas catalisadas com BPO).

Carga

A adição de cargas minerais à resina oferece uma série de benefícios à peça, como redução da exotermia e de empenamentos, aumento da rigidez, melhoria do acabamento e minimização da dilatação térmica. Além disso, elas reduzem os custos de fabricação da peça. As cargas minerais mais utilizadas são o talco industrial, o carbonato de cálcio (calcita), a fibra moída, o quartzo, o caulim, as sílicas e a barita.

Inibidor

O inibidor é uma substância que reage com os radicais livres e os neutraliza impedindo a gelificação prematura da resina poliéster e prolongando o tempo de gel para a equipe possa acertar a viscosidade e dar outras propriedades à peça. O inibidor também serve para aumentar o tempo de armazenagem da resina. É importante lembrarmos que a maioria das resinas já contém inibidores inseridos em sua fórmula.

Pigmentos em pasta

Os pigmentos são geralmente encontrados no mercado na forma de pó, o que dificulta a sua diluição na resina poliéster. É por isso que eles passam por um processo industrial de moagem e são fornecidos à indústria de Fiberglass na forma de pasta para facilitar a sua dispersão nas resinas não reativas. A principal finalidade dos pigmentos em pasta é dar cor à resina utilizada em peças que necessitam de uma ou duas superfícies coloridas.

Ficou com alguma dúvida sobre as matérias-primas utilizadas nos processos Spray-up e Hand Lay-up? Então, deixa-a nos comentários para que possamos saná-las!