5 vantagens da fabricação de peças por meio do processo RTM Light

9 de março de 2017

Hoje, todas as empresas estão precisando fazer ‘mais com menos’, ou seja, reduzir custos ao mesmo tempo em que elevam a qualidade de seus produtos ou serviços. E para isto, muitas companhias, principalmente as do setor industrial, estão recorrendo à utilização do RTM Light para a fabricação de peças. Isso porque, além de reduzir os custos e o tempo de produção, esse processo melhora a qualidade e a resistência das peças.

Isto as permite utilizar ou disponibilizar aos seus clientes peças resistentes, duráveis e de alta qualidade, que geram um ROI (Retorno Sobre o Investimento) mais elevado. Não é à toa que as indústrias naval e automobilística já estão utilizando o processo RTM Light para a fabricação de cascos de embarcações e peças automotivas. A seguir, mostraremos as principais vantagens do RTM Light. Veja, neste artigo, quais são elas:

1. O tempo de fabricação é reduzido

Nos dias de hoje, as indústrias precisam atender às demandas internas e externas, rapidamente, para não terem seus ciclos de produção impactados, atenderem às exigências dos clientes e ganharem vantagens competitivas no mercado. Com o RTM Light, elas conseguem atender a essas demandas de forma eficaz, já que todo o processo de fabricação é padronizado, o que evita erros e agiliza a produção das peças.

2. O custo do investimento é baixo

O RTM Light não requer muita mão de obra. Além disso, ele estimula a produção limpa, em que o mínimo de matérias-primas é desperdiçado. Estes dois fatores contribuem para a redução dos custos e também dos investimentos, o que é bom para o caixa das empresas. Não podemos nos esquecer do tempo de fabricação, que é reduzido e também contribui para a minimização dos custos e para o aumento do volume de produção.

3. A resistência e a qualidade das peças são garantidas

Todas as peças fabricadas por meio do processo RTM Light passam por um rigoroso sistema de regularidade e padronização. Este sistema garante que elas atendam às especificações exigidas (peso, medida, propriedades, etc) e que não saiam da fábrica com irregularidades. Assim, as empresas conseguem obter peças resistentes, duráveis e de alta qualidade, que realmente atenderão e até mesmo suprirão as suas necessidades.

4. As propriedades das matérias-primas são atingidas

No processo RTM Light, as propriedades físicas, químicas e mecânicas das matérias-primas (Geo Coat, resina, reforços, etc) são atingidas de forma mais eficaz. Os protetores de ar-condicionado e de botijão de gás fabricados com fibra de vidro, por exemplo, ficam mais resistentes ao calor, ao intemperismo, à eletricidade e às chamas. Isto sem contar o acabamento superficial, que fica mais liso e na espessura certa.

5. As etapas de fabricação são mais amigáveis ao meio ambiente

As empresas que adquirem peças fabricadas por meio do processo RTM Light acabam se tornando mais sustentáveis. Isso porque as etapas de fabricação envolvidas nesse processo são mais amigáveis ao meio ambiente, já que a quantidade de gases tóxicos (como o monóxido de estireno) emitida no meio ambiente é drasticamente reduzida. Isto contribui para elas ganharem o ‘selo verde’ e se posicionarem frente à concorrência.

Viu só quantos benefícios o RTM Light proporciona? Então, aproveite para conhecer o nosso serviço de fabricação de peças por meio desse processo. Se tiver ficado com alguma dúvida, basta escrevê-la no campo de comentários logo abaixo!

 

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar