6 cuidados que devem ser tomados durante o processo Hand Lay-up

14 de março de 2017

Um dos processos de fabricação mais simples utilizados pelas indústrias é o Hand Lay-up, que consiste na aplicação manual de fibra de vidro num molde aberto. A simplicidade do Hand Lay-up é devido ao fato dele não exigir equipamentos específicos. As ferramentas requeridas são de baixo custo e podem ser facilmente encontradas no mercado. Mas assim como outros processos, ele também requer alguns cuidados na hora da fabricação.

A seguir, mostraremos quais são os cuidados que devem ser tomados durante o processo Hand Lay-up para que as peças atinjam a qualidade necessária. Confira:

1. A manta precisa ser cortada de acordo com o molde

Uma das vantagens do processo Hand Lay-up é que ele não gera rebarbas e evita o desperdício de fibra de vidro e resina, mas desde que a manta seja cortada de acordo com as dimensões do molde. Se a peça for, por exemplo, uma banheira redonda, os pedaços de manta de fibra de vidro devem ser cortados de modo que se encaixem perfeitamente no molde e não deixem sobras.

2. Os pedaços de manta precisam ser bem posicionados

Os pedaços de manta de fibra de vidro precisam ser posicionados no molde de forma correta de modo que todos fiquem juntos e alinhados, sem espaçamentos. Se algum pedaço ficar desalinhado, a resina se acumulará entre os espaçamentos, o que reduzirá a qualidade da peça. O cuidado com o posicionamento deve ser redobrado na hora de sobrepor uma manta à outra já impregnada com resina.

3. A roletagem deve ser feita do centro para as bordas

Um dos principais erros cometidos pelos profissionais é fazer a roletagem partindo das bordas e indo em direção ao centro da peça. Isto acaba fazendo com que as bolhas de ar geradas no processo sejam transferidas para o centro, o que provocará danos à peça e reduzirá a sua qualidade final. O correto é passar o rolo do centro para as bordas, para ‘expulsar’ as bolhas geradas.

4. A manta deve ser ajustada aos cantos da peça

Peças que possuem cantos com ângulos com 30º, 45º e 60º, por exemplo, precisam de cuidado redobrado. Isso porque, se a manta de fibra de vidro não for devidamente posicionada nesses cantos e sobrarem espaços entre o molde e ela, haverá um acúmulo de resina. E para posicionar a manta nos cantos, o profissional precisa utilizar uma espátula para pressionar a área, no momento em que a resina for aplicada.

5. As camadas precisam passar um tempo resfriando

Após a aplicação de três camadas consecutivas de manta, o processo de fabricação deve ser, temporariamente, suspenso para o resfriamento delas. Caso contrário, ocorrerá uma exotermia e a peça e o molde poderão ser deformados. Somente depois do resfriamento das três camadas é que o processo de laminação deve continuar. É importante lembrarmos que esse número pode variar, dependendo do tipo de peça e da matéria-prima utilizada.

6. A desmontagem deve ser feita à temperatura ambiente

Se a peça for curada em um ambiente frio e desmoldada em um ambiente muito quente, deformações certamente ocorrerão. Por isso, o aconselhado é que a peça passe um tempo curando à temperatura ambiente para as matérias-primas se adaptarem às condições ambientais. Depois disso, ela deve ser desmoldada no mesmo ambiente em que foi curada. Isto evitará possíveis deformações e empenamentos.

Conhece algum outro cuidado a ser tomado no processo Hand Lay-up? Escreva sobre ele para a gente nos comentários!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar