6 máquinas e ferramentas utilizadas no processo RTM Light

7 de março de 2017

O processo RTM Light, se realizado corretamente, garante resultados fantásticos. As peças fabricadas por meio dele não só ganham uma maior resistência, como também um ótimo acabamento. E para garantir um alto nível de qualidade, as empresas fabricantes utilizam uma série de máquinas e ferramentas que auxiliam nos processos de fabricação. A seguir, falaremos sobre algumas delas. Confira:

1.Gelcoateadeira ou pistola aplicadora de Gel Coat

Muitos profissionais utilizam rolos ou pincéis para aplicar o Gel Coat no molde, o que não é adequado. Isso porque essas duas ferramentas não são precisas e podem deixar a espessura do Gel desuniforme, dessa forma, prejudicando a qualidade do acabamento. O recomendável é utilizar a Gelcoateadeira ou a pistola aplicadora de Gel Coat, pois elas agilizam o processo de aplicação e dão uma melhor qualidade à peça final.

2.Injetora de resina ou vaso pressurizado conectado ao compressor

A injetora de resina é uma máquina que assegura um melhor controle do processo de injeção. Além de fazer a dosagem correta da resina, ela agiliza o ciclo de produção. Essa máquina é indicada para a fabricação de qualquer de peça, principalmente, para as maiores e complexas. É muito importante que a injetora possua uma válvula de controle de fluxo de resina para que pressões excessivas no molde não ocorram.

Se o volume de produção for pequeno, pode-se utilizar sistemas mais simples, como vasos pressurizados conectados a um compressor. Tanto a injetora como os sistemas mais simples podem utilizar um sistema de controle de resina, que verifica a quantidade de matéria-prima injetada em cada peça que é fabricada. Assim, fica mais fácil controlar o consumo de resina e evitar o desperdício.

3.Bomba de vácuo

A bomba de vácuo é utilizada para criar vácuo no interior do molde antes da aplicação da resina. É a partir desse vácuo e também da baixa pressão, que a resina é puxada para dentro do molde e escoada entre os reforços. Para ser utilizada no processo RTM Light uma bomba de vácuo precisa ter uma capacidade de, no mínimo, 1 BAR (unidade de pressão, equivalente à 100.000 Pa) e um fluxo de 25m³/hora (metros cúbicos por hora).

4.Misturador aquecedor

Antes do processo de injeção, a resina e os aditivos líquidos adicionados precisam ser bem misturados para ficarem homogêneos. E no decorrer da produção, a resina necessita ser aquecida para que a sua viscosidade e reatividade possam se manter constantes. Tudo isso não é possível sem a ajuda de uma máquina misturadora aquecedora, que mistura, aquece e homogeneíza, ao mesmo tempo, a resina ou o Gel Coat.

5.Termômetro convencional ou infravermelho

A temperatura da resina, do molde e do ambiente de trabalho (fábrica) precisa ser devidamente controlada, pois ela afeta a viscosidade e a cura da resina. E quando há variações de temperatura, a uniformidade das peças é afetada, assim como a sua qualidade. Daí a importância de se utilizar termômetros, sejam eles convencionais ou infravermelhos para controlar a temperatura e mantê-la constante.

6.Durômetro

O durômetro, também conhecido como medidor de dureza Barcol, é uma ferramenta que mede a dureza da peça a ser desmontada. O Durômetro Barcol 934/1 é o mais indicado para o processo RTM Light. Se ele mostrar um resultado abaixo de 20, significa que a peça não está suficientemente curada. Mas se o resultado mostrado for entre 30 e 40, então, ela atingiu o nível mínimo de cura e está pronta para ser desmontada.

Viu só quantas máquinas e ferramentas são utilizadas no processo RTM Light? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre a utilização delas, aproveite para escrevê-la nos comentários abaixo!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar