7 bons motivos para a sua empresa aderir ao processo RTM Light

16 de março de 2017

Apesar de muitas empresas já estarem se beneficiando bastante do processo RTM Light, muitos gestores ainda têm dúvidas se devem ou não utilizá-lo para fabricar suas peças. Se você também está neste time, então não deixe de conferir o nosso post de hoje. A seguir, mostraremos sete bons motivos para sua empresa aderir ao RTM Light e começar a produzir suas peças a partir desse impressionante processo. Confira:

1. O custo da peça é menor

Com o RTM Light o custo da peça fica menor, uma vez que a a mão de obra para se fabricar também é bem menor.

2. O tempo de fabricação é reduzido

O processo RTM Light, embora exija precisão, não é muito trabalhoso. A fase de injeção da resina, por exemplo, não envolve trabalho manual. As únicas etapas que exigem um esforço maior é a preparação do molde, o posicionamento do reforço (manta de fibra de vidro), o fechamento do molde e a desmontagem da peça final. Isto faz com que o tempo de fabricação seja reduzido e o volume de produção seja aumentado.

3. A espessura da peça pode ser controlada

A resistência e rigidez de uma peça é determinada pela espessura de sua superfície. Dependendo da peça, a resistência não pode ser grande e nem pequena demais. O RTM Light possibilita que a espessura de cada peça seja rigidamente controlada, independentemente do seu tipo, tamanho e complexidade, para que sua resistência e qualidade final sejam asseguradas.

4. A padronização das peças é garantida

Todas as peças que são fabricadas por meio do processo RTM Light seguem um rigoroso sistema de padronização. Num ciclo de produção de protetores de ar-condicionado, por exemplo, todos eles são fabricados do mesmo modo – e nos mesmos moldes para que no final apresentem aos mesmos tamanhos e características. Muitos outros processos de fabricação não permitem tal padronização.

5. A emissão de gases tóxicos é minimizada

Os processos de polimerização emitem o monômero de estireno, um gás que é muito prejudicial ao meio ambiente e causa desconforto respiratório aos indivíduos expostos ao ar contaminado. Um dos grandes desafios da indústria de Composites é justamente reduzir a emissão desse gás. O RTM Light emite pouco estireno, o que é benéfico para o meio ambiente e também para as pessoas que participam do ciclo de produção.

6. As propriedades físicas e mecânicas são atingidas

O atingimento das propriedades físicas e mecânicas exigidas (dureza, tenacidade, ductibilidade, temperatura de fusão, entre outros) depende de uma série de fatores, como a escolha da resina e do reforço, a espessura da peça, a precisão na qual os processos são realizados, etc. Por seguir um sistema de padronização e regularidade, o RTM Light garante que as peças atinjam as propriedades requisitadas.

7. As peças finais apresentam um alto grau de resistência e qualidade

Todas as etapas envolvidas no RTM Light são acompanhadas por profissionais que monitoram uma série de fatores, como a quantidade de matéria-prima injetada, a consistência da resina, a temperatura do ambiente e do molde e o tempo certo para cada peça ser desmoldada após a cura. Tudo isso é importante para garantir a resistência e também a qualidade das peças finais.

E então, ficou convencido de que sua empresa precisa utilizar o processo RTM Light? Então aproveite para entrar em contato conosco e saber como podemos ajudá-lo!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar