3 dicas de conservação e manutenção de ar-condicionado

17 de dezembro de 2015

Apesar de muitos não se preocuparem, a manutenção de ar-condicionado deve ser periódica. São pequenas ações que podem reduzir danos e problemas do equipamento. Além disso, contribuem para a redução de problemas de saúde, pois o ar que circula dentro do aparelho possui diversas bactérias, que só são retiradas através da troca ou higienização dos filtros.

Você sabe o que é a manutenção preventiva? Ela é uma ação sistemática para o monitoramento de qualquer tipo de aparelho. Tem como intuito reduzir e impedir as falhas dos equipamentos, como o ar-condicionado!

No post de hoje, confira 3 dicas de conservação e manutenção de ar-condicionado!

Qual a importância da manutenção de ar-condicionado?

Todo aparelho de ar condicionado necessita de manutenção e limpeza, independentemente do tipo. Essa necessidade ocorre devido aos ambientes fechados onde ele é instalado, dificultando a circulação do ar, que não é renovado. Com isso, os micro-organismos presentes, como bactérias, fungos, bolor e ácaro se mantém.

Os principais fatores para a realização da manutenção de ar-condicionado são:

Como deve ser feita a manutenção de ar-condicionado?

Podem ser realizadas diferentes manutenções do ar-condicionado, de acordo com o tempo de uso e o ambiente onde ele foi instalado.

    1 – Frequência da limpeza dos filtros

Os filtros devem ser limpos a cada duas vezes por semana. Esse processo pode ser realizado por você mesmo: lave a tela interna com água corrente e termine a higienização com um pano macio e seco. Com isso você garante que o nível de refrigeração fique estável e evita a sobrecarga do sistema interno.

Já a troca dos filtros deve ocorrer a cada dois meses e é recomendado que se compre um filtro igual ao original. Se você não souber realizar a troca, um técnico pode resolver o seu problema.

    2 – Manutenção de ar-condicionado

É preciso realizar uma manutenção anual no seu ar-condicionado, feita por técnicos especializados — eles fazem a higienização dos dutos com produtos específicos, eliminando bactérias e fungos. Pode também haver a necessidade de troca de peças internas que estejam com mau funcionamento ou defeito.

    3 – Análise do líquido do refrigerador

É importante ainda ficar de olho em vazamentos do líquido do refrigerador. Se isso acontecer, peça a um técnico para fazer a manutenção do equipamento o mais rápido possível, pois o ar deixa de ser resfriado e o gasto de energia é muito maior.

Quais os cuidados se deve ter para evitar danos ao ar-condicionado?

Além da manutenção periódica, alguns cuidados são importantes para proteger o ar-condicionado. Verificar com frequência a situação dos fios, para evitar curto circuito, analisar se não está ocorrendo nenhum vazamento nos canos do equipamento, manter as áreas ao redor da unidade limpas e utilizar protetores de ar-condicionado são cuidados que podem garantir uma vida útil maior ao aparelho.

Através de pequenos cuidados e atitudes o seu aparelho funcionará com qualidade por um longo tempo. Não deixe que seu equipamento pare de funcionar para buscar uma solução!

Você já fazia a conservação e manutenção de ar-condicionado adequadamente? Conhecia a frequência ideal para que ela ocorra? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Tags: , ,

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar