5 mitos desvendados sobre o ar-condicionado

28 de abril de 2016

É negável o fato de que existem muitos mitos relacionados ao ar-condicionado, difundidos principalmente por quem entende pouco sobre o assunto. Os principais estão relacionados ao seu consumo elétrico e aos males que ele gera para a nossa saúde. E para esclarecermos de uma vez por todas se estes mitos são verídicos ou não, decidimos preparar este post, que lhe mostrará as verdades em torno do uso do aparelho de ar condicionado. Confira!

5 mitos devendados sobre o ar-condicionado

O ar-condicionado prejudica a nossa saúde

Este é considerado o mito mais comum relacionado ao ar-condicionado. O aparelho não causa nenhum dano à saúde, pois ele filtra o ar e elimina os ácaros, fungos, bactérias que prejudicam o nosso sistema respiratório. Assim, ele acaba dando maior qualidade ao ar que respiramos, melhorando a nossa saúde. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ar-condicionado também não causa alergia, gripe ou pneumonia. Não é à toa que muitos hospitais utilizam o ar-condicionado em suas instalações, inclusive nos quartos em que os pacientes permanecem internados.

Mas é claro que é muito importante que a manutenção e limpeza do aparelho seja feita com frequência. O único problema que pode ser gerado é a ressecamento das mucosas das pessoas que frequentam o ambiente, pelo fato da umidade do ambiente ficar reduzida. Para que este desconforto seja evitado, recomenda-se que a temperatura fique em torno 24ºC.

O ar-condicionado consome muita energia

O segundo mito mais conhecido está diretamente relacionado ao consumo de energia pelo ar-condicionado. Para muitas pessoas, o aparelho gasta muita energia, a ponto de transformar todo o conforto proporcionado por ele em uma grande dor de cabeça no final do mês. Mas isto não é verdade. No mercado, existem modelos supereconômicos, que contam com a tecnologia “inverter” e economizam até 40% menos energia do que os tradicionais.

O ar-condicionado faz muito barulho

Enquanto está funcionando, o ar-condicionado produz muito menos ruídos do que as fontes externas, tais como o trânsito e a movimentação urbana. Muitos moradores utilizam o aparelho justamente para se livrar do barulho do automóveis e caminhões que trafegam ao redor de sua casa e ter uma maior tranquilidade. Os modelos Split ou com a tecnologia “inverter” podem ser adquiridos por aquelas pessoas que desejam ruídos ainda menores.

O ar-condicionado só pode ser usado no verão

Muitos aparelhos de ar-condicionado só podem ser utilizados no verão. Mas os modelos mais modernos, além de resfriarem o ambiente durante o verão, ainda podem aquecê-lo no inverno. Eles são denominados “quente/frio”, e podem ser facilmente encontrados no mercado. Com ele, os moradores podem se beneficiar do conforto térmico tanto em épocas mais frias como mais quentes, bastando apenas ajustar a função desejada.

O ar-condicionado é um equipamento sujo

Outro mito relacionado ao ar-condicionado que causa muita polêmica é o fato do equipamento juntar muita sujeira. E é dele que surge o mito de que o aparelho prejudica a nossa saúde, devido à proliferação de fungos e bactérias. Embora muito disseminado entre as pessoas, ele não é verdade, desde que o usuário faça a limpeza dos filtros a cada um ou dois meses e chame um técnico especializado para fazer a manutenção periódica do aparelho.

Muitas pessoas também consideram o ar-condicionado um equipamento anti-higiênico por causa dos pombos e morcegos que ficam perto da condensadora (unidade externa). De fato, estes animais podem deixa-la suja e ainda pôr em risco a saúde dos moradores, já que eles são transmissores de doenças. Uma ótima maneira de evita-los é com um protetor de ar-condicionado, que os impedem de ficar perto da condensadora e ainda garante total higiene.

Como visto, muitos mitos relacionados aos ares-condicionados são falsos. Agora aproveite para disseminar a verdade sobre este aparelho para as pessoas que você conhece e deixar suas dúvidas ou opiniões no nosso campo de comentários logo abaixo!

Tags: ,

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar