6 dicas sobre como instalar um ar-condicionado split

19 de abril de 2016

Você sabe quais são os principais cuidados que você precisa ter ao instalar um ar condicionado split? Embora pareça simples, a acomodação de um aparelho de ar-condicionado desse modelo é bastante complicada, principalmente para quem entende pouco do assunto.

Se você está instalando um ar condicionado split sem atentar-se ao local onde ele será colocado, ou mesmo sem efetuar o cálculo térmico do ambiente que irá acomodá-lo, você precisa de ajuda. Trouxemos 6 dicas que definitivamente te ajudarão quando você for instalar um ar condicionado split. Confira!

6 dicas sobre como instalar um ar condicionado split

   1. Calcule a potência de refrigeração necessária

A primeira tarefa que você deve realizar antes de instalar um ar condicionado split é calcular a capacidade de refrigeração necessária para climatizar o ambiente. Para fazer este cálculo, você precisa medir a área do ambiente e verificar se ele recebe sol de manhã ou de tarde. Assim, poderá saber a quantidade de BTUs (British Thermal Unit ou, no português, Unidade Térmica Britânica), isto é, a potência de refrigeração, que o ar-condicionado deverá ter para refrigerar o ambiente de forma adequada. Existem diversas calculadoras na internet em que você informa o tamanho do ambiente e o site te apresenta a potência do aparelho de ar-condicionado indicada.

   2. Procure o melhor local para a instalação

Os aparelhos do tipo split têm este nome porque são divididos em duas partes: a evaporadora, que fica dentro da casa, e a condensadora, que fica do lado de fora. Ambas precisam ser instaladas em locais adequados, para que assim possam funcionar perfeitamente. No caso da evaporadora, recomenda-se que ela seja instalada em um local centralizado que não tenha obstáculos que possam impedir a saída de ar. Já a condensadora deve ficar posicionada em um local arejado, ventilado e que, se possível, não tenha contato direto com o sol. Caso você instale em um local com bastante incidência de sol, um protetor de ar-condicionado pode amenizar os danos ao seu ar-condicionado.

   3. Faça uma furação adequada para passagem do dreno

O ar condicionado split possui um dreno que é responsável por canalizar a água condensada que escoa constantemente do equipamento. Por não darem a atenção necessária na hora de sua instalação, muitos instaladores costumam deixar o dreno com uma certa elevação ou curvado próximo à saída de água, o que acaba dificultando a sua saída. Como resultado, a água condensada acaba caindo no interior do ambiente. O correto seria fazer uma furação levemente inclinada na parede para que a saída de água seja facilitada.

   4. Escolha uma tomada com voltagem correta

O aparelho precisa estar conectado a um disjuntor específico com fiação exclusiva para ele. No caso de dois ou mais ares condicionados, será necessário um disjuntor para cada um. Caso não haja uma tomada exclusiva e a ligação tiver sido improvisada, a rede elétrica da residência poderá ficar sobrecarregada e a vida útil do aparelho comprometida. Lembre-se de que o ar condicionado split precisa ser ligado em uma tomada elétrica de 220V. Se você tentar conectá-lo em uma de 110V comum, ele certamente não funcionará.

   5. Fique atento à qualidade do isolamento térmico

Aparelhos de ar condicionado dependem de tubos de cobre isolados termicamente, que conduzem o ar refrigerante entre as unidades condensadora e evaporadora. O isolante térmico deve ser composto por espuma elastomérica, que impede alguns problemas como ganho de calor nos tubos de cobre e baixo rendimento do material devido à poeira, cimento, gesso e raios UV (Ultra Violetas). Quando o isolamento térmico é de qualidade, o aparelho funciona perfeitamente e consome menos energia.

   6. Planeje a instalação de várias unidades condensadoras

O planejamento deve ser redobrado quando você for chamado para instalar vários aparelhos em prédios comerciais ou residenciais. Isso porque, como os ares condicionados ficarão bem próximos um do outro em um mesmo ambiente, é fundamental que eles tenham condições de conforto semelhantes, com o ar sendo distribuído uniformemente. Neste caso, devem ser analisadas a distância entre um condensador e outro e a quantidade de paredes que estão bloqueando a parte frontal das unidades externas.

   7. Dica bônus

Para você que chegou até aqui, temos uma dica bônus. Ao instalar um ar condicionado split, tenha o cuidado de não instalar a evaporadora próxima a móveis e paredes de madeira. Se acontecer qualquer vazamento, você vai demorar a perceber e provavelmente o dano causado pela água na madeira, vai danificar muito os seus móveis. Opte sempre por colocar a evaporadora em uma parede de concreto e de preferência longe de móveis de madeira!Acompanhou todas as nossas dicas? Ao segui-las, você certamente conseguirá instalar um ou vários ares condicionados split da melhor forma possível. Curta nossa página no Facebook e fique sempre bem informado!

Tags: , , ,

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar