Aprenda como instalar um ar-condicionado Split em 13 passos

8 de fevereiro de 2016

No Brasil, a preocupação das pessoas com o conforto térmico nas construções em geral, principalmente nos imóveis residenciais, tem aumentado drasticamente nos últimos anos. Isso devido às frentes de calor que assolam grande parte dos estados do país. Tanto é que, segundo os especialistas, 2015 já é considerado o ano mais quente desde 1880.

Logo, é normal que as pessoas estejam mais exigentes com relação ao seu conforto e considerando a ideia de adquirir um aparelho de ar-condicionado Split. Mas para que o equipamento funcione corretamente e não traga dores de cabeça para o seu usuário, você precisa levar em conta alguns fatores na hora de sua instalação.

Muitos destes não costumam ser observados por grande parte dos usuários, o que pode inclusive diminuir a eficiência do aparelho, bem como o seu tempo de vida útil. E pensando em ajuda-lo nesta questão, decidimos preparar este post, que lhe mostrará um passo a passo sobre como instalar um ar-condicionado Split de maneira correta. Acompanhe:

Instalar um ar-condicionado Split em 13 passos

1. Retire a unidade interna (evaporadora) e a externa (condensadora) das caixas com bastante cuidado, bem como as peças que vêm junto com os aparelhos. No manual de instalação, procure saber para que serve cada uma. Em seguida, separe-as de acordo com seu uso e as coloque juntas no chão ou em outra superfície, para que elas não sejam perdidas.

2. Depois de familiarizar-se com o equipamento, agora é hora de procurar um bom local para instalar a evaporadora, que ficará dentro do ambiente. É fundamental que ela seja instalada em um lugar livre de obstáculos, para que assim o ar-condicionado consiga refrigerar todo o ambiente de maneira uniforme.

3. Meça a largura, a altura e o comprimento da unidade interna e marque-as na parede, seja com pinceis, seja lápis. É neste ponto que o suporte deverá ser fixado. Você também deve saber onde deve perfurar o orifício na parede para a saída da tubulação, que ligará a unidade interna à externa.

4. Após marcar os pontos corretos, é hora de perfurar o orifício para a passagem da tubulação. Lembre-se que a perfuração deve ser feita numa inclinação entre 5 e 10 mm, ou num ângulo de 35°.

5. Depois de perfurar a parede, passe a tubulação (que contém três cabos) através do orifício. Quando estiverem todos passados, fixe a unidade interna ao suporte previamente instalado na parede.

6. Fixe o suporte da unidade condensadora na parte exterior. É importante lembrar que grande parte dos aparelhos já vêm com buchas metálicas na caixa, para que você não precise adquiri-las separadamente.

7. Um isolante térmico protege a tubulação, que contém três tubos. Para conecta-lo a unidade externa, você precisa desenrolar um pouco este isolante térmico e deixar uma pequena parte dos três tubos exposta. Isole esta parte dos tubos que você desenrolou com uma fita isolante, para que eles não fiquem expostos a chuva e aos raios de sol.

8. Conecte os tubos às saídas indicadas na unidade interior.

9. Posicione a unidade exterior em cima do suporte e fixe-a com o auxílio de parafusos.

10. Depois de fixar a condensadora e conectar os tubos em cada unidade, posicione o dreno para haja o escoamento da água. Vale lembrar que, para que haja um bom fluxo de dreno e a água não entre dentro do ambiente num dia chuvoso, o furo da parede deve ter uma inclinação entre 5 e 10 mm – a mesma medida para os outros tubos.

11. Desenrosque as tampas e cada saída da unidade, bem como de cada extremidade dos tubos do aparelho. Remova a porca de proteção das válvulas e as solte, pressionando para que os dois tubos responsáveis pela refrigeração sejam fixados nos locais corretos.

12. Ligue o terceiro tubo, que é responsável por alimentar o equipamento, à unidade elétrica. Conecte os fios aos terminais de acordo com as cores correspondentes. Quando terminar, envolva todos os tubos com fita isolante.

13. O último passo consiste em verificar se o aparelho de ar-condicionado está instalado de forma correta. Para isso, verifique se existem ‘fugas’ sobre as duas válvulas da unidade externa envolvendo-as com água e sabão. Se existir alguma fuga, várias bolhas deverão ser formadas. Somente depois desta verificação você pode pegar o controle remoto e ligar o aparelho.

Conclusão

Ao seguir cuidadosamente todos estes 13 passos, você conseguirá instalar um ar-condicionado Split da melhor forma possível. Mas como você deve ter observado, alguns dos procedimentos são bem complexos. A instalação de ar-condicionado requer, na grande maioria das vezes, um profissional com muita experiência no assunto. Com ele fazendo este trabalho, as chances do equipamento não ser danificado e o conforto térmico ser garantido crescem drasticamente.

Acompanhou todos os nossos passos? Lembre-se de que nada é mais simples do que chamar um profissional especializado no assunto. Aproveite para ler nosso post com 6 dicas sobre como instalar um ar-condicionado Split!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar