Como disciplinar a instalação do ar-condicionado no condomínio

13 de abril de 2016

Há alguns anos atrás, o ar-condicionado deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser encontrado em grande parte das residências do país. Mas por mais que a instalação deste aparelho aparente ser bastante simples, em condomínios o processo é bem complicado. Chega até a ser comum o fato de moradores comprarem um aparelho e serem impedidos de instala-lo. Alguns até chegam a ser multados por causa da instalação.

Mas o que eles provavelmente não sabem é que cada prédio possui normas específicas relacionadas à instalação de ares-condicionados, que visam principalmente preservar o projeto arquitetônico e a fachada do prédio e garantir a segurança de todos os condôminos. E para que conflitos sejam evitados, o síndico deve disciplinar a instalação de ares-condicionados no condomínio. Quer saber como fazer isso? Então leia o nosso post:

Os fatores que impedem a instalação de um ar-condicionado

Existem inúmeros fatores que impedem o morador de instalar um ar-condicionado em seu apartamento. E por desconhecerem as normas do condomínio, muitos condôminos compram um aparelho e só depois descobrem que não podem instala-lo. A instalação não autorizada, além de gerar multas para o morador, ainda pode lhe causar prejuízos financeiros. E entre os principais fatores que impossibilitam a instalação de um ar-condicionado, podemos destacar a:

   Preservação da fachada do prédio

Um dos principais motivos para muitos condomínios não aceitarem a instalação de ares-condicionais em sua fachada é justamente a quebra de harmonia arquitetônica. E pelo fato de não quererem que a unidade externa (condensadora) do ar-condicionado apareça, os condôminos preferem não utilizar o aparelho. E esta regra, imposta por assembléia, contempla todas as faces do edifício, já que todas são consideradas fachadas.

   Possibilidade de sobrecarga de energia

Em prédios mais antigos, em que a fiação e o próprio sistema de energia estão obsoletos, a instalação de ares-condicionados acaba sendo um grande problema. Isso porque muito provavelmente o prédio não foi projetado para suportar a carga de vários aparelhos ligados utilizando apenas um transformador. Isso sem contar a estrutura física do prédio, que não foi preparada para suportar o peso de muitos aparelhos instalados nas paredes.

   Gotejamento contínuo

O gotejamento acaba sendo um problema não para o dono do ar-condicionado, mas para o vizinho do andar de baixo, que terá coletar a água que sai do dreno do aparelho e cai diretamente em sua casada (se este for o caso). As gotas também podem atrapalhar o sono dos moradores (caso caiam em uma superfície) e acabar caindo na calçada do prédio, o que pode ser perigoso caso alguém esteja transitando e escorregue na água.

Como disciplinar a instalação do aparelho no condomínio

   Se posicione de antemão em relação ao assunto

Para evitar futuros incidentes, você deve se posicionar de antemão em relação ao assunto e impor regras. Mas antes disso, busque e contrate uma empresa especializada para indicar os locais mais seguros para a instalação dos aparelhos e fazer um projeto de elétrica capaz de sustentar o funcionamento de todos eles. Assim, danos à estrutura do prédio e problemas relacionados à sobrecarga de energia serão evitados.

   Convoque uma assembleia geral extraordinária

Já com o projeto fornecido pela empresa em mãos, agora é hora de convocar uma assembleia geral extraordinária com fim específico para apresentá-lo aos condôminos. Estes deverão analisar o projeto e ver se os aparelhos impactam ou não na estética das fachadas do prédio. Caso todos concordem que os ares-condicionados não interferem na harmonia arquitetônica, então eles devem definir o ponto de instalação e os modelos e tamanhos dos aparelhos.

   Fique atento ao padrão que deve ser seguido

Na hora da escolha dos modelos, um impasse pode surgir, já que nem todos os moradores terão a possibilidade de adquirir aparelhos exatamente iguais. Recomenda-se que o síndico ponha em pauta a utilização de protetores de ar-condicionado, já que eles podem seguir um padrão estético único e cobrir toda a unidade externa dos aparelhos. Dessa forma, o problema estético é eliminado e a fachada fica completamente ‘uniformizada’.

Já as proibições devem ser estabelecidas com base no bom senso dos condôminos em cumprir novas diretrizes em prol da preservação da fachada do prédio ou nas avaliações técnicas que os impedem de instalar os aparelhos. Lembre-se de que a instalação de ares-condicionados demanda não só de padronização, como também de regulamentação. Não adianta instalar os aparelhos se eles causarão danos a estrutura e porão a vida dos moradores em risco.

E então, entendeu como disciplinar a instalação de ares-condicionados no seu condomínio? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, aproveite para entrar em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Tags: , ,

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar