Manutenção de Ar-Condicionado: Quando fazer?

13 de fevereiro de 2016

Os aparelhos de ar-condicionado proporcionam aos seus usuários inúmeros benefícios, não é verdade? Seja refrigerando, seja aquecendo, ele oferece conforto e melhora o bem estar das pessoas que frequentam o ambiente. Mas o que muitos indivíduos não sabem é que, quando o ar-condicionado não passa por uma manutenção preventiva, ele acaba gerando mais malefícios do que benefícios. Devido a relevância deste assunto, decidimos preparar este post, que lhe mostrará quando a manutenção de ar-condicionado deve ser feita, bem como o que pode acontecer com o seu aparelho caso você não a realize. Veja:

Quando deve ser feita a manutenção de ar-condicionado?

Baixo resfriamento, mau odor, aumento do consumo de energia e pinga-pinga de água no chão do ambiente. Estes são apenas alguns sinais que indicam que o seu aparelho de ar-condicionado necessita de uma manutenção urgente. Ainda não está convencido disso? Então realize uma última inspeção: abra a tampa frontal do seu aparelho e dê uma olhada no filtro – aquela ‘cestinha’ com vários furos e separações.

Ele está repleto de poeira? Então este é mais um sinal de que você precisar fazer uma manutenção de ar-condicionado. O ideal seria fazer esta limpeza do filtro a cada um ou dois meses, para que o equipamento não tenha o seu desempenho reduzido. Mas ambientes com muito pó e lares com animais de estimação ou com cozinhas onde são feitas muitas frituras, este prazo é reduzido para quinze dias.

Mas lembre-se de que cada equipamento exige um cuidado especial. Por isso, antes realizar a higienização caseira, leia o manual que acompanha o equipamento e siga atentamente as instruções. Basicamente, apenas o filtro do ar-condicionado poderá receber limpeza periódica sem o acompanhamento de profissionais especializados. Não limpe os seus componentes internos, pois é possível que você os danifique ou tenha um acidente elétrico.

O que acontece quando o aparelho não passa por manutenções?

   Provoca danos à saúde

Quando mal conservado, o aparelho armazena ácaros, fungos, bactérias e substâncias químicas, que são expelidas por meio da ventilação no ambiente climatizado. Estes ‘inimigos’ são invisíveis e entram em nosso organismo através do sistema respiratório, causando problemas alérgicos, gripes, irritações nos olhos, ressecamento da pele e dores de cabeça. Em casos específicos, podem até acarretar doenças mais sérias.

   Aumenta os gastos com energia

Por estar sujo e em mal funcionamento, o aparelho acaba tendo que ‘forçar’ mais o seu compressor, assim como o restante de seus componentes. Além disso, o equipamento precisa ficar mais tempo em pleno funcionamento para que a temperatura desejada pelo usuário seja atingida. Isto provoca um aumento drástico no consumo de energia, o que afeta diretamente a conta de eletricidade no final do mês.

   Reduz o tempo de vida útil do aparelho

Independentemente de estar sendo usado com frequência ou não, um aparelho que não passa por manutenção pode ficar com suas peças corroídas e enferrujadas, acarretando uma drástica redução do tempo de vida útil do ar-condicionado. Este processo de corrosão acontece de forma mais acelerada em regiões litorâneas, devido à maresia. Neste caso, a manutenção de ar-condicionado periódica deve ser seguida de forma rígida.

Qual é a periodicidade correta para cada aparelho?

Mesmo com a higienização caseira, a manutenção de ar-condicionado completa deve ser feita anualmente por um técnico credenciado da marca, seja ele do modelo Split, seja do modelo Janela. O equipamento será desmontado e os dutos, bandejas e serpentinas passarão por um processo completo de assepsia com o uso de produtos químicos específicos. Em alguns casos, o técnico poderá até indicar a substituição de algumas peças.

E você, já está realizando a manutenção periódica do seu aparelho de ar-condicionado? Caso tenha alguma dúvida sobre como realizar esta importante tarefa, deixe-a nos comentários!

Tags: ,

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar