Conheça as diferença entre os materiais de plástico e fibra de vidro

13 de outubro de 2015

Protetores de ar-condicionado, partes de carrocerias de automóveis e canoas. As aplicações de materiais plásticos e de fibra de vidro são inúmeras. Entender as diferenças entre plástico e fibra de vidro é fundamental na hora de escolher entre uma das duas matérias-primas para o desenvolvimento de projetos ou para decidir qual o material será utilizado para fazer melhorias em uma residência.

Características da fibra de vidro

A fibra de vidro é feita com a aglomeração de filamentos flexíveis de vidro e resina poliéster. A polimerização do produto como o auxílio de um catalizador gera um material altamente resistente, com baixa densidade e excelentes propriedades mecânicas. Ela possui várias aplicações, sendo as mais populares:

Peças feitas com fibra de vidro podem ser até 30% mais leves do que aquelas feitas com aço. Além disso, a sua construção com filamentos de vidros torna o material mais tenaz a deterioração, insetos e roedores. Como a sua resistência específica (resistência à tensão/massa volumétrica) e a sua capacidade de isolamento elétrico é maior do que a de metais, ela também pode ser utilizada em aplicações de alto desempenho. Como qualquer material mineral, ela é naturalmente incombustível. Ao ser exposta ao fogo, ela não emite fumaça, produtos tóxicos ou propaga chama. Já a sua baixa condutividade térmica tem feito dela um dos melhores materiais para a construção de protetores de ar condicionado. Ao ser unida a plásticos, a fibra de vidro atua da mesma forma que cabos metálicos atuam no concreto armado. Ambos materiais trabalham juntos criando uma estrutura leve e resistente a compressão e a tensionamento. Estudos indicam que a sua aplicação em uma poliamida pode aumentar a resistência a flexão do polímero em até 4 vezes quando comparado com a poliamida lisa.

Principais diferenças entre polietileno e fibra de vidro

O polietileno é um material barato, flexível e resistente. Ele possui espessura e maleabilidade que variam de acordo com a sua densidade. Assim como o polietileno, a fibra de vidro, que é feita por meio da união de filamentos de vidro com resina de poliéster, também é leve, rígida e forte. Ambos materiais são utilizados para construção de canoas e caiaques, assim como fossas sépticas e partes de veículos. Existem várias maneiras de detectar se um produto é feito de polietileno ou fibra de vidro, entre elas:

A fibra de vidro pode ser uma importante aliada para quem procura produtos feitos com materiais mais leves e resistentes em relação ao aço ou o plástico. Para corporações, ela pode servir de ferramenta para empresas inovarem em seus projetos, graças a sua maior facilidade de manuseio. Já em ambientes domésticos, ela pode servir como base para criação de protetores de ar condicionado, tanques de lavar roupa e uma infinidade de utensílios.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e pergunte!

Tags: , , ,

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar