7 setores que utilizam bastante a fibra de vidro

12 de outubro de 2017

Em comparação com os outros tipos de fibra, a de vidro se mostra muito mais benéfica, principalmente em relação a aspectos como leveza e resistência. Não é à toa que ela é bastante utilizada hoje por vários setores na fabricação de inúmeras peças e componentes que fazem parte do nosso dia a dia.

Neste post, falaremos sobre os 7 setores que mais utilizam a fibra de vidro como matéria-prima.

Náutico

Na indústria náutica, a fibra de vidro é usada principalmente para dar resistência às embarcações.

Além de absorver pouca umidade – o que é benéfico para componentes que ficam o tempo todo em contato com a água e a maresia, a fibra também é leve, o que ajuda a diminuir o peso das embarcações e fazê-las ganhar mais velocidade.

Com a fibra de vidro, a indústria náutica fabrica:

Construção civil

As construtoras também utilizam bastante a fibra de vidro em suas obras, devido à sua resistência e versatilidade. Ela é usada na construção de:

Aeronáutico

Outro segmento que vem se beneficiando da resistência da fibra de vidro é o aeronáutico, que nas últimas décadas tem utilizado-a na fabricação de:

Automotivo

O baixo peso e a alta resistência da fibra de vidro a tornam uma das matérias-primas preferidas da indústria automotiva. A leveza contribui para a fabricação de veículos mais rápidos e econômicos a alta resistência os tornam mais seguros para quem os usa.

Essa indústria utiliza a fibra de vidro para produzir:

Industrial

O setor industrial usa a fibra de vidro por causa principalmente da sua resistência à corrosão e às chamas. Ela uma das únicas matérias-primas existentes capaz de suportar os ambientes altamente ásperos das fábricas.

Essa indústria geralmente utiliza a fibra de vidro na fabricação de:

Energia sustentável

Esse segmento vem ganhando muita notoriedade nos últimos anos, devido à necessidade cada vez maior de se obter energia limpa a partir dos recursos naturais do planeta. E a fibra de vidro tem ajudado a suprir as demandas de equipamentos, principalmente de torres de energia eólica.

Lazer

A fibra de vidro proporciona resistência a um baixo custo, o que torna os artigos de laser seguros e acessíveis financeiramente. No segmento de lazer, ela é utilizada principalmente na fabricação de:

A fibra de vidro é uma matéria-prima muito importante para essas e muitas outras indústrias. A tendência é de que, nos próximos anos, a fabricação de peças e componentes com essa fibra cresça drasticamente. Isso será causado principalmente pela disseminação de seus benefícios pela indústria em geral.

Em qual desses segmentos sua empresa está inserida? Ela já usa a fibra de vidro? Conte pra gente no campo de comentários!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar