A importância da higienização do ambiente de fabricação

16 de fevereiro de 2017

Toda empresa deve ter um ambiente de trabalho limpo, independentemente de ela ser um pequeno escritório de contabilidade ou uma grande companhia construtora. Um ambiente limpo, além de ser mais confortável, ajuda os colaboradores a trabalharem melhor e também não prejudica a sua saúde. Quem também deve se atentar a higienização do seu ambiente são as empresas fabricantes de peças de fibra de vidro.

A seguir, mostraremos a importância da higienização de ambientes de fabricação e também as medidas que devem ser tomadas para mantê-los sempre limpos. Confira:

A real importância da higienização

Muitos gestores pensam que a higienização é importante somente para manter o ambiente limpo e organizado, propício à realização das atividades. Mas o seu papel vai muito além. Quando o local de fabricação está muito sujo, o pó e outros contaminantes acumulados gerados pelos processos podem sujar demasiadamente os moldes e as próprias peças durante a sua laminação.

Um problema muito comum é da separação das camadas do laminado. Isto, geralmente, ocorre por causa do pó e de outros contaminantes que se impregnaram nas camadas. E esta separação, claro, afetará a qualidade da peça, fazendo até mesmo com que ela seja descartada. Outro problema é a sujeira acumulada nos moldes, que podem afetar a superfície das peças de fibra de vidro que estão sendo fabricadas.

É por isso que os ambientes devem ser sempre higienizados após a fabricação de um determinado número de peças. Quanto ao intervalo de higienização, ele dependerá do tamanho das peças e também do volume de fabricação. A limpeza adequada evitará a redução da qualidade das peças, o seu descarte, a geração de retrabalhos e a perda de recursos financeiros, o que será benéfico para a empresa e para os seus clientes.

As medidas de higiene que devem ser tomadas

Abaixo, listamos algumas medidas de higiene que devem ser tomadas para o ambiente de fabricação ficar sempre limpo:

Manter as bancadas e o chão limpos

Geralmente, as peças menores são fabricadas em cima de bancadas, enquanto as maiores são colocadas no chão do ambiente. Ambas devem ser limpas, após a finalização de cada peça. Forrá-los com um papel especial pode facilitar a remoção dos restos de fibra e resina.

Retirar as latas de lixo após ficarem cheias

As latas de lixo com materiais descartáveis e restos de materiais devem ser retiradas do ambiente assim que estiverem cheias. Os resíduos devem ser embalados em sacos plásticos para impedir que eles contaminem o meio ambiente.

Limpar os equipamentos

Os equipamentos sujos com restos de resina e Gel Coat não curados devem ser limpos cuidadosamente com solvente. Esta limpeza evitará que os restos dessas substâncias se misturem com as novas e afetem a qualidade das peças.

Lavar as roupas regularmente

As roupas e os itens de proteção utilizados pelos profissionais, como os aventais de borracha, as luvas e os óculos de proteção, precisam ser lavados regularmente. Se eles tiverem muito contaminados com os materiais, devem ser trocados.

Impedir o acesso de pessoas que não participam da fabricação

Colaboradores ou visitantes que não estiverem envolvidos no processo de fabricação não devem ter acesso ao ambiente em que as peças são fabricadas. Isso porque elas podem contaminá-lo com resíduos vindos de fora da empresa.

Muitas empresas devido à falta de recursos ou de profissionais especializados não conseguem adotar todas essas medidas. Por isso, o recomendável é que elas terceirizem a fabricação de suas peças de fibra de vidro. Empresas especializadas em fibra de vidro, como a Sercel, sabem da importância da higienização do ambiente de trabalho e adotam todas essas medidas para garantir a qualidade das peças fabricadas.

Viu só o quão importante é manter o ambiente de fabricação limpo? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre este assunto, escreva-a no campo de comentários abaixo!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar