As principais formas de se aplicar o Gel Coat

19 de outubro de 2017

O Gel Coat desempenha um papel muito importante na fabricação de peças de fibra de vidro. Além de dar beleza à elas, ele também as deixa mais resistentes às intempéries. E é justamente por causa disso que a sua aplicação deve ser feita com muito cuidado.

Muitos profissionais utilizam rolos e pincéis desenvolvidos especificamente para pintura para aplicar o Gel Coat no molde. Isso não é recomendado, já que essas ferramentas não são próprias para isso e podem deixar a camada de Gel Coat desuniforme e impactar na qualidade da peça.

O ideal é utilizar Gelcoateadeiras e pistolas aplicadoras de Gel Coat.

A seguir, falaremos sobre as principais formas de se aplicar o Gel Coat na superfície de peças de fibra de vidro.

Aplicação com pistola

A aplicação com pistola é a mais utilizada, pois possui um grande custo-benefício. São utilizadas as pistolas com caneca invertida, com bico de até 4 mm.

Essas pistolas operam com baixa pressão (até 50 libras), o que é ideal para não prejudicar a qualidade do Gel Coat aplicado na peça. Na hora da aplicação, a pistola deve ser mantida a uma distância de mais ou menos 40 cm da peça.

É válido lembrar que o Gel Time (Tempo de Gel) médio a 25ºC é de 10 minutos. Então, é preciso tomar muito cuidado para o Gel não polimerizar na caneca. Após a aplicação, a pistola deve ser lavada imediatamente com solvente à base de acetona.

Aplicação Air-Less

As Gelcoateadeiras Air-Less são os equipamentos mais recomendados para a aplicação do Gel Coat. Isso porque elas padronizam e facilitam a aplicação do Gel e evitam ao máximo o desperdício de matérias-primas.

Essas Gelcoateadeiras também requerem atenção, principalmente na questão da aspersão do Gel durante a aplicação. Problemas podem ocorrer devido à agressividade das matérias-primas, que corroem os retentores e os bicos de pulverização.

Para evitarem possíveis complicações na hora da fabricação das peças de fibra de vidro, os profissionais devem submeter as Gelcoateadeiras Air-Less à manutenções periódicas, de acordo com as recomendações de quem as fabricou.

Aplicação Spray-Up

A aplicação Spray-Up é feita por meio da Gelcoateadeira Spray-Up. Apesar de muito funcional, essa Gelcoateadeira possui menos recursos que a Air-Less e requer maior atenção e experiência dos profissionais envolvidos no processo de fabricação.

Além disso, elas podem requerer maior manutenção e avaliação constante das peças.

A escolha entre uma ou outra forma de aplicação do Gel Coat dependerá do processo de fabricação, e também das características que a peça que será fabricada deverá ter.

Mas todas elas proporcionam três benefícios em comum:

Qual dessas formas de aplicação do Gel Coat você utiliza? Qual considera a mais benéfica? Deixe sua opinião nos comentários!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar