Hand Lay-up: o que é e como funciona?

6 de abril de 2017

O Hand Lay-up é um dos processos de fabricação mais simples e antigos adotados pelas indústrias. Enquanto que no Spray-up a aplicação da mistura de resina e fibra de fibro é realizada por meio de uma pistola laminadora, no Hand Lay-up a fibra de vidro é aplicada manualmente num molde aberto, na forma de manta. A seguir, mostraremos como funciona o processo Hand Lay-up – passo a passo. Não deixe de conferir:

1. Preparação do molde

Antes da etapa de laminação, o molde precisa ser devidamente preparado. Para retirar a poeira acumulada e outros detritos o responsável deve utilizar produtos específicos para esse processo de fabricação. Depois da limpeza, ainda é necessário aplicar o desmoldante sobre o molde, que pode ser álcool polivinílico (PVA), cera de carnaúba ou outro material que facilite a desmoldagem da peça após a sua cura.

2. Aplicação do Gel Coat

O Gel Coat pode ou não ser aplicado. Isto dependerá exclusivamente do tipo de peça que está sendo fabricada e também da qualidade final que ela deverá ter. Caso a aplicação seja necessária, então ela deve ser realizada por meio de uma Gelcoateadeira ou pistola aplicadora de Gel Coat. Estas ferramentas garantem a aplicação uniforme do Gel, o que não é possível com rolos ou pincéis e oferecem uma maior qualidade à peça.

3. Aplicação da manta de fibra de vidro e da resina

Após o Gel Coat estar curado e atingir o ponto de toque (quando a superfície da peça pode ser tocada sem os dedos ficarem sujos de Gel), a aplicação da manta de fibra de vidro e da resina pode ser iniciada. À medida que as mantas cortadas no formato da peça são colocadas, a resina é aplicada por cima delas por meio de rolos. Devem ser aplicadas várias camadas de reforço e resina até a espessura necessária ser atingida.

Não recomenda-se a aplicação de mais de três camadas consecutivas de manta, pois o calor gerado pela reação pode ocasionar danos tanto à peça como ao molde. O recomendado é deixar as três camadas esfriarem para, só então, o processo de laminação continuar. Dependendo da peça, também pode ser necessária a aplicação de materiais de núcleo para dar rigidez, como madeira balsa e espuma rígida de poliuretano.

4. Cura

Depois da etapa de laminação ser finalizada, a peça deve passar por um período de cura. Ela pode ser curada no ambiente da fábrica, a uma temperatura entre 20-30 ºC ou em uma estufa elétrica – a uma temperatura 50-60 ºC. É importante lembrarmos que as peças jamais devem ser desmoldadas antes de estarem totalmente curadas, pois elas podem empenar ou sofrer deformações que afetarão a sua qualidade final.

5. Desmoldagem da peça final

Antes da desmoldagem, o responsável pela fabricação deve verificar a dureza Barcol por meio do durômetro Barcol. Este instrumento mostra se a resina atingiu ou não o nível mínimo de cura e suas propriedades mecânicas. Se ele indicar que sim, então a peça pode ser desmoldada. No caso do processo de desmoldagem, ele deve ser feito simples à temperatura ambiente para que a peça não sofra deformações.

Por envolverem bastante trabalho manual, todas estas etapas precisam ser feitas por profissionais experientes e especializados em Hand Lay-up. Muitas indústrias optam por repassar a fabricação por meio desse processo para uma empresa especializada, como a Sercel. Assim, elas conseguem obter peças de alta qualidade sem ter que manter uma equipe e montar uma infraestrutura.

Agora que você já conhece as etapas envolvidas no Hand Lay-up, aproveite para ver os cuidados que devem ser tomados durante o processo. E não se esqueça de escrever suas dúvidas ou experiências no campo de comentários abaixo!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar