Por que os projetos em RTM Light precisam ser feitos por uma empresa especializada?

28 de fevereiro de 2017

Se você conhece o processo RTM Light, provavelmente já sabe que ele é muito vantajoso. Não só porque ele ajuda na produção de peças de qualidade a um baixo custo de investimento, mas também porque ele reduz consideravelmente os ciclos de produção e a emissão de gases tóxicos. Na prática, a fabricação de peças (capôs, carenagens, para-choques, cascos de barcos, etc) por meio do RTM Light é bastante simples.

No entanto, são necessários anos de prática para a equipe não perder o ‘fio da meada’ e produzir as peças sem grandes dificuldades. Um só erro nos processos pode colocar toda a operação em risco e resultar no desperdício de tempo e recursos financeiros, o que é ruim para os negócios. Daí a importância de se contar com a ajuda de uma empresa experiente e especializada em projetos personalizados em RTM Light, como a Sercel.

Abaixo, listamos três motivos para você procurar uma empresa especializada em RTM Light, em vez de fazer a fabricação de suas peças por conta própria. Confira:

1. O investimento em máquinas e mão de obra é eliminado

O processo RTM Light requer a utilização de várias máquinas, como agitadores, misturadores, aquecedores, equipamentos de injeção, bombas de vácuo, sistemas de controle de quantidade de material injetado, sistemas de limpeza automática, entre muitas outras. E para que haja um controle efetivo da qualidade das peças, também são necessárias ferramentas como cronômetros, termômetros e durômetros.

Isto sem contar os moldes, os reforços (mantas de fibra de vidro) e a mão de obra necessária para operar as máquinas e ferramentas e acompanhar o andamento dos processos. Empresas especializadas já possuem toda a infraestrutura necessária para o processo RTM Light ser realizado de forma adequada, sem que seus clientes precisem investir recursos financeiros em máquinas, ferramentas e mão de obra especializada.

2. Os possíveis erros nos processos de fabricação são evitados

Todos os processos, desde a preparação do molde e a preparação do reforço até a injeção da resina e a desmontagem da peça final, devem ser feitos cuidadosamente. Um simples erro, resultado do descuido ou desatenção de colaboradores inexperientes, pode ocasionar bolhas de ar, vazamentos de matérias-primas, excesso de resina em regiões muito espessas, sem uniformidades na espessura e deformações na peça.

E isto leva, consequentemente, ao descarte da peça e à perda de tempo e de recursos financeiros. Somente uma equipe experiente pode evitar erros como esses, já que ela conhece o grau de precisão de cada uma das etapas e sabe como realizá-las do modo certo. Este conhecimento é importante principalmente na fabricação de peças complexas, como cascos de barcos e torres de resfriamento, que exigem uma maior atenção.

3. A qualidade das peças é assegurada

Para uma peça fabricada pelo processo RTM Light ter qualidade, ela precisa ser resistente, possuir um bom acabamento superficial de ambos os lados e, claro, assegurar as propriedades da resina (resistência à água, ao calor, ao intemperismo, à chamas, etc). A qualidade de uma peça é impactada negativamente quando erros ocorrem nas etapas de fabricação, o que obriga a empresa a descartá-la e começar a produzir outra.

Uma empresa especializada em projetos personalizados em RTM Light, como a Sercel, assegura a fabricação de peças de alta qualidade, independentemente de sua grandeza ou complexidade, e também o sucesso da empreitada. Assim, seus clientes não precisam se preocupar com possíveis erros nos processos, que podem resultar em perda de tempo e dinheiro e, consequentemente, na redução do ROI do investimento.

E então, ficou convencido de que você precisa contar com o apoio de uma empresa especializada em RTM Light? Então aproveite para entrar em contato conosco e conhecer os nossos serviços!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar