Spray-up e Hand Lay-up: qual a diferença entre esses dois processos?

23 de março de 2017

Empresas que precisam de peças com um bom acabamento em apenas um dos lados recorrem aos processos de fabricação Spray-up e Hand Lay-up. Com eles, é possível se obter um bom acabamento e uma alta resistência a um baixo custo de investimento. Mas apesar de terem surgido há muito tempo e serem bastante conhecidos no mercado, muitos profissionais ainda não sabem no que esses dois processos se diferem.

É por isso que decidimos mostrar, no artigo de hoje, as principais diferenças entre os processos Spray-up e Hand Lay-up, para sanar de vez essa dúvida. Acompanhe:

Tipo de fibra de vidro

Spray-up

A fibra de vidro utilizada no Spray-up é conhecida como ‘roving’. Roving é nome dado ao cordão contínuo formado por várias mechas de microfibras de vidro. Esse cordão é enrolado em bobinas de formato cilíndrico. No processo, o fio é desenrolado na parte interna da bobina e suas mechas são picadas na pistola laminadora e, logo em seguida, lançadas sobre o molde juntamente com a resina.

Hand Lay-up

Já no processo de fabricação Hand Lay-up, a fibra de vidro é aplicada na forma de manta. Esta é composta por cordões de mechas de microfibras de vidro cortadas e agregadas de uniformemente, na forma de um lençol, por meio de ligantes especiais. Quando impregnados com resina, tanto o roving picado como a manta de fibra de vidro apresentam as mesmas propriedades.

Tempo do processo de fabricação

Spray-up

A aplicação de fibra de vidro e resina por meio da pistola agiliza todo o processo de fabricação, já que esta ferramenta lança os dois materiais de forma simultânea. Peças de grande porte, como banheiras, cascos de barcos e piscinas são rapidamente fabricadas por meio do processo Spray-up. A adoção do Hand Lay-up, nestes casos, seria inviável financeiramente, já que a equipe levaria muito tempo para realizar o processo.

Hand Lay-up

No Hand Lay-up, o processo de fabricação é mais demorado, já que a aplicação da fibra de vidro e da resina é feita de forma manual. É por isso que ele é mais indicado para peças pequenas. Mas ainda assim, o Hand Lay-up pode ser utilizado na fabricação de peças maiores, mas desde que a fábrica conte com uma equipe grande. Dependendo do número de pessoas envolvidas, ele pode ser até mais rápido do que o Spray-up.

Equipamentos utilizados

Spray-up

O Spray-up é considerado um processo de laminação manual mecanizado, já que a aplicação da fibra de vidro e da resina é feita por meio da pistola laminadora. Esta poupa o responsável de aplicar a fibra de vidro e a resina manualmente, o que reduz bastante o tempo de fabricação da peça. Mas a aplicação por pistola deixa muitas rebarbas, que precisam ser eliminadas com a resina em estado intermediário de cura.

Hand Lay-up

No Hand Lay-up, nenhuma máquina ou ferramenta é utilizada para aplicar a fibra de vidro e a resina no molde. Esses dois processos são realizados de forma manual pelo responsável pela fabricação. À medida que as mantas de fibra de vidro são acomodadas no molde, a resina é aplicada sobre elas por meio de rolos e pincéis. E diferentemente da aplicação mecanizada, a manual não deixa tantas rebarbas ao redor do molde.

Entendeu as principais diferenças entre os Spray-up e Hand Lay-up? Se tiver ficado com alguma, escreva-a nos comentários para podermos lhe ajudar!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar