Vacuum Forming: o que é e como funciona?

4 de janeiro de 2018

Nos últimos anos, uma série de indústrias tem se beneficiado do processo Vacuum Forming (no português, ‘Formação a Vácuo’). Isso porque, através dele, elas conseguem fabricar peças técnicas que não exigem um alto grau de qualidade a um baixo custo de investimento. As suas etapas de fabricação também são bem simples e podem ser realizadas sem muito esforço humano, o que agiliza o ciclo de produção.

A seguir, mostraremos as etapas de fabricação envolvidas no processo Vacuum Forming para que você entenda exatamente como ele funciona. Acompanhe:

1. Colocação do molde na máquina

Antes de tudo, é importante lembrarmos que o processo Vacuum Forming só pode ser feito através de máquinas específicas, que realizam todas as etapas da produção sem exigir muito esforço humano. Jamais uma empresa deve utilizar uma máquina caseira, fabricada por conta própria, pois ela pode dar defeitos, reduzir a qualidade das peças que serão produzidas e, principalmente, causar acidentes sérios.

O primeiro passo é a colocação do molde na máquina de Vacuum Forming. É muito importante que esse molde seja fabricado por uma empresa especializada em Vacuum Forming, para que ele atenda exatamente às especificações do projeto e assegure a qualidade das peças que serão produzidas. Como estas não exigem um alto grau de qualidade, cada molde poderá ser utilizado centenas ou até milhares de vezes.

2. Posicionamento da folha de plástico

O próximo passo é a posicionamento da folha de plástico (geralmente poliestireno de alta densidade) na máquina de Vacuum Forming. A espessura da folha depende da peça que será fabricada. Quanto mais grossa, maior será a sua resistência. Podem ser utilizadas tanto folhas pintadas como transparentes. Estas últimas são utilizadas na fabricação de embalagens, que envolvem brinquedos, produtos alimentícios, cosméticos, etc.

3. Aquecimento da folha

Após posicionada, a folha de plástico é aquecida pela máquina de Vacuum Forming. O tempo de aquecimento pode variar, dependendo do tipo de plástico e da potência da máquina. Mas, no geral, o aquecimento não costuma levar mais que dez minutos. Depois de aquecida, a folha de plástico deixa de ter um aspecto rígido e fica maleável e flexível, pronta para ser aplicada no molde e formar a peça.

4. Aplicação do vácuo

Quando a folha de plástico está pronta, a máquina ‘lança’ o molde contra ela. Logo em seguida, o vácuo é aplicado. À medida que o ar sai da máquina, o folha vai tomando a forma exata do molde. Este processo de aplicação de vácuo é realizado em poucos segundos. Depois, o plástico precisa permanecer por certo tempo na máquina para atingir o ponto de cura e ganhar seu aspecto rígido novamente.


5. Retirada do plástico já moldado

Após passar um tempo na máquina e atingir o nível mínimo de cura, o plástico moldado é retirado pelo responsável. O processo Vacuum Forming termina nesta fase. Mas o plástico moldado ainda pode precisar ser cortado, caso parte da folha não tenha sido utilizada ou passar por uma pintura mais detalhada, dependendo das exigências do projeto. Depois de todos esses processos, a peça estará pronta para o uso.

É importante lembrarmos que, apesar das peças produzidas pelo processo Vacuum Forming não exigirem um alto grau de qualidade, todas as etapas precisam ser realizadas com extremo cuidado. Se houverem erros, a qualidade das peças será reduzida e prejuízos financeiros serão gerados. É por isso que muitas companhias preferem repassar a fabricação de suas peças para uma especializada em Vacuum Forming, como a Sercel.

Agora que você já sabe como funciona o processo Vacuum Forming, aproveite para conhecer as peças que são fabricadas através dele. E não se esqueça de deixar suas dúvidas ou experiências nos comentários abaixo!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar