Cuidados que os pais devem ter ao exporem seu bebê ao ar-condicionado

8 de março de 2016

Nas épocas mais quentes do ano, nós, adultos, nos sentimos muito desconfortáveis. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, os bebês também sentem o calor desagradável logo em seus primeiros meses de vida. Mas devido à idade, eles não conseguem manifestar o seu incômodo. Visando proporcionar bem estar e boas noites de sono ao bebê, muitos pais resolvem instalar um ar-condicionado em seu quarto. 

É nesta hora que surge uma dúvida: o aparelho pode ou não fazer mal à saúde da criança? Para os pediatras, a climatização não faz mal para o bebê, e o uso moderado do ar condicionado é permitido. Mas é preciso tomar alguns cuidados com a sua utilização no dia a dia, já que a saúde dos bebês é muito mais frágil do que a nossa. A seguir, listamos os cuidados que você deve tomar na hora de expor seu filho ao ar-condicionado. Veja-as:

Instale o ar-condicionado longe do berço

O aparelho de ar-condicionado jamais deve ser instalado perto do berço, de forma que o ar refrigerado esteja sendo direcionado diretamente para o bebê. Este cuidado vale para todas as pessoas, mas, no caso de crianças pequenas, ela deve ser priorizada. O recomendável é que a evaporadora (unidade interna) seja instalada na parede paralela ao berço, e suas aletas não sejam posicionadas na direção do berço ou do corpo da criança.   

Ajuste a temperatura ideal 

No quarto de bebês, o ar-condicionado deve ser considerado um proporcionador de conforto. Isto significa que ele deve apenas refrescar e ventilar o ambiente, e a temperatura deve ficar em torno de 22 e 25°C. Nós adultos estamos acostumados com temperaturas mais baixas, como 18 e 20°C, mas elas podem prejudicar a saúde do bebê. O ideal é a aquisição de um aparelho com a função “sono”, que regula a temperatura automaticamente durante o sono.

Vista o bebê com roupas leves

Na hora de exporem seu filho ao ar-condicionado, muitos pais resolvem agasalha-lo com muitas roupas para torna-los mais protegidos. Mas o correto é que ele utilize roupas leves, de preferência de algodão, e que sejam fechadas. Bodys, camisas com mangas longas e calças finas são aconselhadas. Lembre-se de que, no frio, as crianças pequenas têm um sono muito mais tranquilo quando não estão protegidos com muitas roupas e cobertores.   

Desligue o aparelho durante a noite

Os pediatras recomendam que o ar-condicionado não permaneça funcionando durante a noite toda. O ideal é que os pais desliguem o aparelho pelo menos uma vez para evitar o frio excessivo. Mas para não ficarem acordando, eles podem instalar um modelo de ar-condicionado que desligue automaticamente quando o ambiente atingir uma determinada temperatura. Assim, tanto o bebê com seus pais conseguem ter uma noite agradável. 

Evite expor a criança ao ar refrigerado após o banho

Depois que criança tomar banho, não exponha ela ao ar refrigerado. Isso porque, por estar com a pele parcialmente molhada, o ar frio entrará em contato com a água do corpo dela, baixando ainda mais a sua temperatura corporal e causando um resfriado. Na hora do banho, desligue o aparelho, para que a temperatura do ambiente fique um pouco quente. Só volte a liga-lo depois que o bebê estiver vestido e com os cabelos completamente secos.   

Impeça o choque de temperatura 

A mudança brusca de temperatura ocorre quando transitamos entre um ambiente refrigerado para um não-refrigerado, e pode causar muitos danos à nossa saúde. Quando isso ocorre com o bebê, ele acaba ficando favorável a doenças, já que seu organismo percebe a mudança de temperatura com muita facilidade. Por isso, antes de tirar a criança do ambiente climatizado, tome o cuidado de desligar o aparelho para que ela possa se adaptar à nova temperatura. 

Limpe os filtros semanalmente

O ar-condicionado é, sem dúvida, uma opção mais saudável do que o ventilador, já que ele não espalha poeira e possui uma tecnologia para evitar a proliferação de vírus e ácaros. Ele pode, inclusive, melhorar a qualidade do ar que o bebê respira em seu quarto, prevenindo-o de doenças respiratórias. Mas para aproveitar todos esses benefícios, os pais devem manter o filtro do aparelho sempre limpo, higienizando-o pelo menos uma vez por semana. 

Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de coloca-las em prática para fazer com que seu bebê aproveite o ar-condicionado nos dias mais quentes do ano. E caso queira saber como realizar a limpeza dos filtros de forma correta, aproveite para ler nosso post que fala sobre isso de maneira mais detalhada!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar