Incêndio em ar-condicionado: saiba como evitar

8 de março de 2016

Os incêndios sempre foram alvo de preocupação por parte da população. Afinal, eles podem causar grandes prejuízos financeiros e, em casos mais graves, tirar a vida de indivíduos. Mas mesmo sabendo dos riscos que um incêndio pode causar, muitas pessoas simplesmente ignoram as medidas de prevenção, como morar em uma residência ou apartamento com fiação bem dimensionada e que não tenha uma rede elétrica repleta de ‘gambiarras’. 

Os aparelhos, quando mal instalados, também são outros grandes causadores de incêndios. Um deles é o ar-condicionado, que, apesar de trazer conforto térmico para os seus usuários, pode gerar uma grande dor de cabeça para eles caso não sejam bem instalados, nem passem por manutenções periódicas. E para ajudá-lo a se prevenir, separamos neste post algumas dicas sobre como evitar incêndios em ares-condicionados. Veja-as:

Adquira um aparelho adequado para o ambiente

Para ter um bom desempenho, o ar-condicionado precisa ter uma potência suficiente para refrigerar o ambiente em que ele está instalado. Caso essa potência não seja a ideal, o aparelho acabará trabalhando em excesso, consumindo mais energia e comprometendo a rede elétrica da residência. Daí a importância do morador calcular as dimensões do ambiente onde o ar-condicionado será instalado, para só então escolher uma potência que seja adequada. 

Tenha cuidado na hora da instalação

Os especialistas do setor de climatização afirmam que o processo de instalação deve ser feito apenas por um profissional especializado, que faça um planejamento prévio e utilize materiais de alta qualidade. Caso esta recomendação não seja seguida, as chances do aparelho ter um mal funcionamento e causar um incêndio crescem drasticamente. Como exemplo de má instalação, podemos citar o caso do Edifício Joelma, ocorrido em 1974 no Brasil. 

O incêndio, que causou 179 mortes e deixou 300 pessoas feridas, foi causado por um aparelho de ar-condicionado. Segundo a perícia, as instalações do aparelho eram tão precárias que deram origem ao incidente. Autoridades explicaram que as fiações do ar-condicionado passavam embaixo dos forros, que era de material combustível. E quando começaram a esquentar, elas provocaram um fogo que atingiu uma temperatura de 700°C. 

Promova manutenções periódica

No final de 2015, um ar-condicionado gerou um incêndio dentro do gabinete de um delegado em Mato Grosso do Sul. E um dos fatores que certamente contribuíram para o incidente foi a falta de manutenção e higienização do aparelho, que há mais de 15 anos não passava por estes procedimentos de prevenção. Daí a importância de se promover manutenções periódicas e manter o ar-condicionado sempre limpo. 

Conte com uma assistência técnica especializada

Embora necessária, a manutenção pode virar um pesadelo, caso o usuário delegue esta tarefa a um profissional inexperiente no assunto. O recomendável é sempre contar com os serviços de uma assistência técnicas especializada, que siga os procedimentos de manutenção corretos especificados pela fabricante. Muitas pessoas optam por contratar serviços que sejam baratos. Mas lembre-se sempre de que o barato, na maioria das vezes, pode sair muito caro. 

Previna-se no dia a dia 

Não modificar o comprimento do cabo de força, não conectá-lo em uma tomada que já esteja sendo utilizada por outros aparelhos e não desconectá-lo enquanto o ar-condicionado estiver em pleno funcionamento são outras orientações que todo usuário deve seguir em seu dia a dia. Estas dicas, aconselhadas pelas próprias fabricantes, podem evitar que o ar-condicionado se torne uma fonte de incêndio. 

Mesmo que você siga todas essas dicas rigorosamente, o aparelho de ar-condicionado ainda pode causar um incêndio devido a um defeito de fabricação ou mesmo uma falha na rede elétrica que afetou os seus dispositivos internos. Por isso, fique atento. Se você sentir cheiro de queimado ou o aparelho estiver fazendo ruídos muito altos, desligue-o, desconecte seu cabo de força da tomada e desarme o disjuntor. Isto poderá evitar possíveis incidentes. 

Agora que você já viu todas as nossas dicas, agora é hora de coloca-las em prática para garantir que seu ar-condicionado não se torne uma fonte de incêndio. Aproveite para participar da discussão acerca desse importante assunto na nossa página no Facebook!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar