Blog

7 bons motivos para a sua empresa aderir ao processo RTM Light

Apesar de muitas empresas já estarem se beneficiando bastante do processo RTM Light, muitos gestores ainda têm dúvidas se devem ou não utilizá-lo para fabricar suas peças. Se você também está neste time, então não deixe de conferir o nosso post de hoje. A seguir, mostraremos sete bons motivos para sua empresa aderir ao RTM Light e começar a produzir suas peças a partir desse impressionante processo. Confira:

1. O custo da peça é menor

Com o RTM Light o custo da peça fica menor, uma vez que a a mão de obra para se fabricar também é bem menor.

2. O tempo de fabricação é reduzido

O processo RTM Light, embora exija precisão, não é muito trabalhoso. A fase de injeção da resina, por exemplo, não envolve trabalho manual. As únicas etapas que exigem um esforço maior é a preparação do molde, o posicionamento do reforço (manta de fibra de vidro), o fechamento do molde e a desmontagem da peça final. Isto faz com que o tempo de fabricação seja reduzido e o volume de produção seja aumentado.

3. A espessura da peça pode ser controlada

A resistência e rigidez de uma peça é determinada pela espessura de sua superfície. Dependendo da peça, a resistência não pode ser grande e nem pequena demais. O RTM Light possibilita que a espessura de cada peça seja rigidamente controlada, independentemente do seu tipo, tamanho e complexidade, para que sua resistência e qualidade final sejam asseguradas.

4. A padronização das peças é garantida

Todas as peças que são fabricadas por meio do processo RTM Light seguem um rigoroso sistema de padronização. Num ciclo de produção de protetores de ar-condicionado, por exemplo, todos eles são fabricados do mesmo modo – e nos mesmos moldes para que no final apresentem aos mesmos tamanhos e características. Muitos outros processos de fabricação não permitem tal padronização.

5. A emissão de gases tóxicos é minimizada

Os processos de polimerização emitem o monômero de estireno, um gás que é muito prejudicial ao meio ambiente e causa desconforto respiratório aos indivíduos expostos ao ar contaminado. Um dos grandes desafios da indústria de Composites é justamente reduzir a emissão desse gás. O RTM Light emite pouco estireno, o que é benéfico para o meio ambiente e também para as pessoas que participam do ciclo de produção.

6. As propriedades físicas e mecânicas são atingidas

O atingimento das propriedades físicas e mecânicas exigidas (dureza, tenacidade, ductibilidade, temperatura de fusão, entre outros) depende de uma série de fatores, como a escolha da resina e do reforço, a espessura da peça, a precisão na qual os processos são realizados, etc. Por seguir um sistema de padronização e regularidade, o RTM Light garante que as peças atinjam as propriedades requisitadas.

7. As peças finais apresentam um alto grau de resistência e qualidade

Todas as etapas envolvidas no RTM Light são acompanhadas por profissionais que monitoram uma série de fatores, como a quantidade de matéria-prima injetada, a consistência da resina, a temperatura do ambiente e do molde e o tempo certo para cada peça ser desmoldada após a cura. Tudo isso é importante para garantir a resistência e também a qualidade das peças finais.