Devido à sua alta resistência, a fibra de vidro é hoje utilizada na fabricação de inúmeras peças, desde escorregadores e caixas d’água até cascos de embarcações e estações de tratamento.
Não é à toa que as maiores companhias, dos setores mais exigentes da economia – como náutico, aeronáutico e industrial – exploram bastante a resistência da fibra de vidro.
A seguir, mostraremos os tipos de resistência que essa matéria-prima é capaz de proporcionar às peças:
Resistência à tensão
A fibra de vidro possui uma resistência à tensão muito maior do que as fibras de carbono e de aramida. É por isso que ela é utilizada na fabricação de peças que exigem alta resistência à tensão, como capôs de automóveis, tanques industriais, cascos de embarcações, capacetes de segurança e fuselagens de aviões.
Essa resistência serve principalmente para dar proteção às pessoas que utilizam as peças.
E apesar de ser altamente resistência à tensão, a fibra de vidro é muito leve. Isso possibilita o fácil transporte e manuseio das peças fabricadas.
Resistência ao calor
O coeficiente de condutividade térmica da fibra de vidro é de 0,046. O ferro e o alumínio, por exemplo, possuem um coeficiente de 80,3 e 237, respectivamente. Isso mostra que a fibra de vidro possui uma capacidade de transmitir calor muito pequena, o que a torna ideal para a fabricação de peças que são colocadas em ambientes altamente hostis, como fábricas.
A fibra de vidro também é invulnerável às chamas. Em um incêndio, ela não as propaga nem libera gases tóxicos prejudiciais tanto aos seres humanos e animais como à natureza.
Resistência à umidade
Em comparação com as fibras de carbono e a de aramida, a fibra de vidro é muito mais resistente à umidade.
Isso a torna ideal para a fabricação de peças que são utilizadas em ambientes e regiões com muita umidade, como no litoral.
Resistência aos fenômenos da natureza
Por ser resistente ao calor e à umidade excessivas, a fibra de vidro também suporta os fenômenos da natureza, como tempestades, altas temperaturas e chuvas de granizo.
E independentemente da estação do ano, a peça fabricada com fibra de vidro se mantém intacta.
Resistência à eletricidade na fibra de vidro
O vidro e o plástico são isolantes elétricos, ou seja, não permitem a passagem de corrente elétrica. Mesmo em pequenas espessuras, a fibra de vidro ainda é um bom isolante elétrico.
Esse tipo de resistência também é importante para dar segurança às pessoas que manipulam as peças.
Resistência à sujeira
A fibra de vidro é composta pela aglomeração de filamentos finíssimos de vidro. Esses filamentos, juntamente com a resina poliéster e o Gel Coat (matérias-primas utilizadas no processo de fabricação), criam uma camada altamente resistente a qualquer tipo de sujeira.
A superfície lisa das peças também facilita a limpeza delas, o que contribui para torná-las ainda mais higiênicas.
Resistência às ações dos animais
A fibra de vidro impede que insetos, pássaros, roedores e outros tipos de animais danifiquem as peças. Isso também proporciona uma maior durabilidade à elas.