Saiba como reaproveitar a água do seu ar-condicionado

8 de março de 2016

Nos dias mais quentes do ano, milhares de ares-condicionados espalhados pelo país inteiro permanecem trabalhando a todo vapor, produzindo uma certa quantidade de água que, de gota a gota, vai encharcando as calçadas frente às empresas, condomínios e residências. Mas o que muitas pessoas não sabem é que, embora não seja indicada para o consumo, a água que sai desses aparelhos pode ser facilmente reutilizada para fins sustentáveis.

Ela pode ser utilizada, por exemplo, para regar plantas, dar descargas no banheiro e até lavar áreas internas de residências. As maneiras de se realizar este reaproveitamento são bastante simples e baratas, e podem oferecer uma enorme economia para as pessoas e empresas que as praticam, além de fazer elas contribuírem para a melhoria da saúde do planeta. A seguir, descubra como reaproveitar a água do seu ar-condicionado.

Mas como este ‘pinga-pinga’ é gerado, afinal?

A água que sai do ar-condicionado é produzida porque o aparelho retira a umidade do ar através de um processo chamado ‘condensação’, que é quando a água passa do estado gasoso para o líquido. Em climas mais úmidos, ele pode condensar uma maior quantidade de água, gerando ainda mais pinga-pinga. Mas a quantidade liberada pelos aparelhos pode variar também de acordo com a sua potência e o tempo de funcionamento.

Embora possa ser utilizada para fins sustentáveis, essa água não é indicada para o consumo humano, como beber ou tomar banho. Isso porque ela não passa por um processo adequado de filtragem, nem tampouco recebe um tratamento antibactericida com cloro. Logo, ela não atinge os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde, podendo provocar danos à saúde dos indivíduos que a ingerem.

Mas segundo uma pesquisa realizada pelo IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), a água gerada pelo ar-condicionado é considerada uma fonte de abastecimento alternativo para o consumo humano, já que o seu princípio de geração é o mesmo do da chuva. Porém, os pesquisadores ainda precisam conseguir certificações técnicas que autorizem o consumo humano. Enquanto isso não acontece, o correto é destiná-la apenas para fins domésticos.

O que fazer para coletar a água que sai do ar-condicionado?

A coleta pode ser realizada de duas maneiras: por meio do uso de canos que levam a água até reservatórios plásticos, ou através de um sistema de drenagem projetado exclusivamente para a captação de água. Em ambos os casos, o cano de coleta deve ser encaixado no dreno do aparelho. Mas como cada equipamento possui um modo diferente de drenar, é importante que a pessoa verifique o manual de instalação antes de decidir como fazer o encaixe.

Como estimular essa prática em um condomínio?

Em grande parte dos condomínios verticais do país, os ares-condicionados instalados nas fachadas tem o seu dreno voltado para a rua, fazendo com que a água pingue nas calçadas e gere danos aos pedestres que ali circulam. Visando eliminar este terrível problema, muitos síndicos promovem reuniões com os moradores para decidir a instalação de uma tubulação para o escoamento dessa água para o sistema de esgoto.

Esta prática não é errada em termos gerais, mas contribui bastante para o uso irracional da água e para o aumento dos custos com este importante insumo no condomínio. O mais recomendado é que ela seja reaproveitada por todos os condôminos. Para isso, o síndico deve colocar em pauta esta ideia em uma reunião, mostrar os benefícios que todos poderão obter com a prática e estimular uma discussão entre todos os moradores.

Também é importante demonstrar as vantagens por meio de um cálculo. Vamos supor que cada condômino possua um aparelho de 12 mil BTUs que gera 300ml de água por hora. Se ele ficar ligado por 8 horas por dia, gerará 2,4 litros. Se o condomínio tiver 50 aparelhos, serão 52,4 litros recolhidos diariamente que poderão ser reaproveitados pelos moradores. Assim, eles terão a chance de economizar dinheiro e ainda tornarem o prédio mais sustentável.

E você, já está reaproveitando a água que sai do seu ar-condicionado? Como a utiliza em seu dia a dia? Conte para a gente nos comentários!

 

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar