Como preparar o molde para laminação?

12 de abril de 2018

O processo para a laminação da fibra de vidro é considerado uma das primeiras etapas para o aprendizado de um laminador ou construtor que utilize esse material no seu processo. A laminação é tratada como a base para o conhecimento de processos mais complexos utilizando a fibra de vidro, e um bom entendimento dos potenciais erros que podem ser cometidos com o molde para laminação é essencial a todos os que irão trabalhar com o material e o molde.

Quando se fala Fibra de Vidro, pode-se tanto referir a fibra quando ao compósito fibra de vidro. Alguns dos cuidados que devem ser tomados com o molde nesse processo são relacionados primeiro a cautela com impurezas e resíduos que se instalaram no molde quando feito o processo de laminação anterior, além de utilizar os produtos necessários para que o processo ocorra de forma satisfatória.

O molde para a laminação

Um consenso na fabricação de peças utilizando a fibra de vidro é que quase sempre o bom resultado da peça depende da qualidade do molde. Este, por sua vez, deve suas prioridades a utilização de um modelo que reproduz fielmente as dimensões originais da peça pretendida.

No molde para laminação irá acontecer a primeira etapa do processo para fabricação de uma peça. Primeiramente, antes de iniciar o processo de laminação de fato, deve-se preparar a forma. Para prepara a forma para, garantir que a mesma esteja em bom estado é essencial para uma peça de qualidade, uma vez que caso não se tome esses cuidados iniciais, mais horas serão gastas ao final com o acabamento da peça produzida e assim recursos de tempo e financeiros serão fastos desnecessariamente para a produção de uma peça de fibra de vidro.

Cuidados e preparação do molde para laminação

Após garantir a qualidade do polimento no molde, deve-se prepará-lo adequadamente para receber o material. A limpeza e a retirada de material restante do ultimo processo de fabricação é de extrema importância no molde para laminação.

Uma limpeza adequada, que remova todos os resíduos da laminação anterior é muito importante para qualidade geral da peça a ser produzida através daquele molde para laminação. Além da limpeza adequada do molde, a retirada de impurezas é um item que também deve ser levado em conta, uma vez que uma impureza pode comprometer todo um projeto, tanto nas características físicas quanto nas propriedades estruturais da peça produzida através do processo de laminação.

Após a preocupação com o molde para laminação em si, é importante deixar claro a etapa de aplicação do desmoldante.

O desmoldante é o que irá auxiliar o laminador na hora de retirar a peça do molde para laminação utilizado. Existem diversos tipos deste material, cada um com determinada característica e sendo utilizado em situações diferentes. Os mais comuns e que são mais utilizados são os do tipo de cera em pasta. Além dos desmoldantes de cera em pasta, temos também a utilização de desmoldantes líquidos do tipo semipermanente.

O que é importante salientar é que mesmo quando alguns desmoldantes prometam até 20 desmoldagens somente com as aplicações iniciais, é imprescindível ficar atento a flange, aplicando uma camada de desmoldante entre as etapas de desmoldagens.

Atenção somente ao molde?

Mesmo tendo todos estes cuidados com o molde para laminação, os próprios moldes se desgastam com o tempo. Um ponto que deve ser levado em consideração na manutenção desse molde é a sua utilização em local adequado, respeitando as normas e as instruções de utilização.

Mesmo assim, chegará um determinado limite de tempo de utilização deste molde e para a sua fabricação, necessita de um contra-molde. A qualidade deste contra-molde deve permitir a fabricação de um molde para laminação sem demandar um custo muito elevado para o cliente final.

Os cuidados com o molde para laminação são essenciais em todas as etapas do processo de produção de peças utilizando fibra de vidro. Conforme foi dito, a qualidade das peças é diretamente impactada pelo molde e a precaução e os cuidados necessários com essa peça são fundamentais para toda a empresa.

Para saber mais sobre preparação de moldes ou mais conteúdos relacionados a fibra de vidro e todo o seu universo, acompanhe nossos posts! 

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar