Os principais tipos de Gel Coat e suas características

16 de novembro de 2017

O Gel Coat é um produto que faz parte da rotina de quem lida com a fabricação de peças de fibra de vidro.

Ele é usado para dar o acabamento superficial às peças. Além de dar beleza à elas, proporcionando cor e brilho, ele também as protege de impactos, substâncias corrosivas e intempéries.

É por isso que ele é considerado um dos produtos mais importantes utilizados na indústria de Fiberglass.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um tipo de Gel Coat.

Na verdade, existem vários, sendo que cada um atende à uma necessidade diferente. É muito importante conhecer as características de cada um, para aplicar o tipo de Gel Coat certo na peça e garantir a sua qualidade e evitar prejuízos.

A seguir, mostraremos os tipos de Gel Coat existentes no mercado, bem como as suas principais características.

Gel Ortoftálico é um dos tipos de Gel Coat de aplicação geral

O Gel Ortoftálico é um gel de aplicação geral. Ele é amplamente utilizado na fabricação de peças de fibra de vidro que não exigem resistência ao amarelecimento e ao contato permanente com água. Ele:

Gel ISO-NPG

O Gel ISO-NPG foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades da indústria de piscinas, banheiras, ofurôs, etc, peças que ficam expostas constantemente à água. Ele:

Gel Primer

Esse gel dá acabamento superficial à peças de fibra de vidro reforçadas utilizadas na fabricação de automóveis, caminhões, ônibus, tratores, etc. O Gel Primer:

Gel Isoftálico

O Gel Isoftálico é usado em peças que requerem uma elevada resistência à exposição externa e ao intemperismo. Ele:

Gel Éster-Vinílico

Esse Gel é utilizado na fabricação de peças de fibra de vidro que precisam de uma alta resistência química, pois serão submetidas a meios muito agressivos e corrosivos (de fábricas, por exemplo). Ele:

Gel Molde 

O Gel Molde, como o próprio nome já diz, é usado na fabricação de moldes utilizados no processo de fabricação de peças. Esse Gel é oferecido nas versões Isoftálico e Éster- Vinílico, e, normalmente, possui cores chamativas (como laranja e vermelho) para contrastar com as peças fabricadas.

Esses são os principais tipos de Gel Coat disponíveis no mercado. Antes de escolher entre os tipos de Gel Coat, é preciso analisar as exigências da peça de fibra de vidro a ser fabricada e também as características que ela deverá ter para suportar as condições do meio em que será utilizada.

Sem essa análise, corre-se o risco de se adquirir um tipo de Gel Coat errado, que reduzirá a qualidade da peça e gerará enormes prejuízos.

Conferiu os tipos de Gel Coat e suas características? Se tiver ficado com alguma dúvida, deixe-a nos comentários para podermos lhe ajudar!

 

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar