Peças de fibra de vidro: como funciona o reparo?

19 de abril de 2018

A fibra de vidro é um material considerado reforçado, que tem uma larga utilização nas mais diversas aplicações pela suas características, como alta resistência mecânica e alta resistência a corrosões, durabilidade e o fato de conservar as suas propriedades mecânicas ao longo do tempo. Além das suas propriedades, a sua relação de custo benefício é considerada excelente para as mais diversificadas aplicações, tanto industriais como de produtos para o usuário final.

Entretanto, os produtos fabricados pela indústria de fiberglass também são suscetíveis a quebras, riscos, arranhões e as mais variadas falhas que podem ocorrer no dia a dia durante a sua utilização. Um dos seus pontos fortes e que incentivam a sua utilização, é a capacidade de reparabilidade dos produtos feitos a partir da fibra de vidro, desde que tomados os devidos cuidados e precauções para que a reparação de peças de fibra de vidro seja de alta qualidade.

O processo de reparação de peças de fibra de vidro

A reparação de peças de fibra de vidro é um processo que mesmo sendo considerado simples, exige atenção e cuidado para qualquer pessoa que for fazer este tipo serviço. Antes de preparar a resina para aplicação nas peças de fibra de vidro, deve-se primeiramente preparar a própria peça, com a retirada de qualquer pedaço que esteja danificado ou até o desbaste correto do contorno da peça afim de facilitar a aderência para o novo material que será depositado.

O local também pode exigir algum tipo de acabamento melhor, como a aplicação de lixas finas (lixamento) para a finalização da retirada do material antigo e danificado para não afetar a nova resina que será depositada. Thinner ou acetona também podem ser necessários nesta etapa, vide o estado que se encontra a peça danificada que será reparada.

Após a preparação das peças de fibra de vidro, a atenção se volta para a resina em si que será aplicada. Aqui vale salientar que o endurecimento da resina é um fator importante que se deve levar em conta, pois a mesma pode se tornar viscosa, dificultando ou até impedindo o processo de laminação para a reparação das peças de fibra de vidro.

Feita a preparação da peça e da resina que será aplicada no processo de laminação, o profissional que irá realizar o serviço irá aplicar esta resina previamente preparada na área que foi afetada pela falha. É importante a pessoa que está realizando este serviço aplicar a resina afim de forçar a sua penetração na peça, tomando cuidado com as bolhas a partir dos movimentos verticais. A manta ou tecido é aplicado nesta etapa do processo, tomando o cuidado com a espessura da peça de fibra de vidro que está sendo reparada.

Cuidados após o processo de reparação de peças de fibra de vidro

Alguns cuidados devem ser enfatizados após o processo de laminação e reparação de peças de fibra de vidro. Como a indústria de fiberglass é uma indústria crescente e criativa, a atenção aos detalhes é muito importante durante qualquer trabalho utilizando este material.

Um ponto importante após o processo de reparação em si é o acabamento final na peça. Lixar o produto final afim de retirar qualquer tipo de imperfeição na superfície é muito importante para que o resultado final fique bastante semelhante ao estado que se encontrava antes da falha.

Verificar as curvaturas e detalhes da superfície da peça original são de extrema importância para qualidade do trabalho final, uma vez que a preservação destes detalhes a partir do processo de laminação feito para que houvesse a reparação das peças de fibra de vidro mantém a qualidade e o padrão da peça original no produto acabado.

O formato original das peças é o ponto principal de qualquer processo de reparação, portanto uma dica valiosa é moldar o formato com material resistente e que guarde estas características.

A fibra de vidro é um material que pode ser utilizado amplamente para o desenvolvimento das mais variadas peças e produtos. Além das características do material serem favoráveis a sua utilização, a sua reparabilidade é de grande importância, uma vez tomados os cuidados e seguidas as etapas do processo.

Para saber mais sobre como funciona o reparo de peças de fibra de vidro ou mais conteúdos relacionados a fibra de vidro e todo o seu universo, acompanhe nossos posts! 

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar