Os principais benefícios do processo Vacuum Forming

2 de fevereiro de 2017

Hoje, um dos principais processos de fabricação utilizados pelas indústrias é o Vacuum Forming. Este consiste em ‘lançar’ um molde contra uma folha de plástico aquecida e aplicar vácuo, para ela poder ser moldada. Todas as etapas são realizadas através de máquinas específicas, que exigem o mínimo de esforço humano. A seguir, listamos os seis principais benefícios do processo Vacuum Forming. Confira quais são eles:

1. Tem um ótimo custo-benefício

O primeiro benefício do Vacuum Forming está relacionado ao seu custo-benefício. Esse processo possibilita a fabricação de peças, que não exigem um alto grau de qualidade a um baixo custo de investimento. Isto é muito benéfico para as empresas, pois elas acabam investindo pouco e utilizando ou oferecendo aos seus clientes peças resistentes e de boa qualidade, que realmente atenderão às suas necessidades.

2. Permite a fabricação de peças de pequena e grande dimensões

O processo Vacuum Forming possibilita a fabricação de peças dos mais variados tipos e tamanhos. Através dele, as indústrias conseguem produzir peças pequenas, como formas de gelo, separadores de talher e embalagens descartáveis e grandes, como caiaques e banheiras de hidromassagem. A resistência delas dependerá, claro, do tipo de plástico e da espessura da folha utilizada no processo de fabricação.

3. Oferece um acabamento liso às duas superfícies

Ambas as superfícies das peças ficam lisas e brilhosas após o término do processo e livres de trincas, poros, bolhas de ar, entre outros problemas que podem afetar a sua qualidade. O acabamento oferecido pelo Vacuum Forming atende até mesmo as necessidades das empresas que fabricam banheiras de hidromassagem, que precisam de superfícies completamente lisas e brilhosas.

4. Acelera o ciclo de produção

O tempo de produção depende do tipo de plástico que está sendo utilizado e da capacidade da máquina. No geral, a etapa de aquecimento da folha leva até dez minutos e a de aplicação de vácuo apenas alguns segundos. O tempo de cura varia de acordo com o plástico utilizado. Mas todo o processo ocorre de maneira muito rápida, o que acelera o ciclo de produção e permite que mais peças sejam fabricadas em menos tempo.

5. Não exige que as peças passem por processo de pintura

As folhas de plástico utilizadas no processo Vacuum Forming podem ou não ter cor. Aquelas que já têm cor não precisam mais passar por outra etapa de pintura após a modelagem, o que agiliza o ciclo de produção e reduz os custos de fabricação. A não ser que a peça necessite de uma pintura mais detalhada. Folhas transparentes também podem passar pelo processo Vacuum Forming, para a fabricação de embalagens descartáveis.

6. É amigável ao meio ambiente

O processo Vacuum Forming envolve apenas o calor e o vácuo. No decorrer das etapas, nenhum gás tóxico é lançado na atmosfera. No caso das sobras de folha de plástico e das peças modeladas, elas podem ser facilmente recicladas. Basta derretê-las para que outras folhas e peças possam ser fabricadas. Assim, nenhum resíduo sólido vai parar no meio ambiente. Portanto, o Vacuum Forming é um processo considerado sustentável.

Viu só quantos benefícios o Vacuum Forming proporciona? Então aproveite para conhecer o nosso serviço de fabricação de peças através desse processo. Se tiver ficado com alguma dúvida, basta escrevê-la nos comentários!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar