Saiba como melhorar a qualidade do ar da sua casa

15 de abril de 2016

A qualidade do ar que respiramos é algo que devemos nos preocupar, especialmente daquele das grandes cidades. Mas infelizmente, nem o conforto do nosso lar pode garantir um ar de boa qualidade. Isso porque, em ambientes fechados, o ar começa a acumular impurezas, tais como poeira, pólen, ácaros e outros microrganismos. E a baixa umidade, somada à poluição, contribui largamente para a dispersão dessas impurezas no ar.

Estas agridem bastante o nosso sistema respiratório, gerando tosse, espirros, coriza e até mal estar, febre e dor de cabeça. E quem sofre ainda mais com o ar ruim são os portadores de doenças respiratórias, que acabam tendo crises mais sérias. Para ajudá-lo a amenizar os efeitos do ar de má qualidade em seu organismo, preparamos algumas dicas que lhe mostrarão como deixar o ar da sua casa mais puro. Veja-as:

Limpe o filtro do seu ar-condicionado periodicamente

O seu aparelho de ar-condicionado pode piorar a qualidade do ar da sua casa e causar doenças respiratórias graves, caso o seu filtro esteja sujo ou com a manutenção atrasada. Daí a importância de você mantê-lo sempre com o filtro limpo, higienizando-o a casa cada um ou dois meses, com a manutenção em dia. Dessa forma, o ar-condicionado poderá renovar o ar do ambiente e melhorar a sua qualidade, através da eliminação dos fungos e bactérias.

Adote plantas que limpam o ar

Existem pelo menos dez espécies de plantas capazes de limpar o ar de residências e trazer saúde para os seus moradores. Espécies como Aloe Vera (Babosa), Areca Bambu, Crisântemo, Espada de São Jorge, Samambaia Boston, Lírio da Paz, Jiboia, Gerbera, Ficus e Azaleia são capazes de converte o gás carbônico em oxigênio e absorverem uma grande quantidade de substâncias tóxicas presentes em charutos, cigarros e cachimbos.

Mantenha a casa sempre limpa

Manter a casa sempre limpa é uma tarefa mais que fundamental: é obrigatória. Na hora da limpeza, priorize aqueles móveis e materiais que acumulam muita poeira, como sofás, tapetes, travesseiros e ursos de pelúcia. Você pode utilizar até o aspirador de pó para facilitar o trabalho. E para tirar a poeira do piso, passe um pano úmido na superfície, ao invés de varrê-lo. Assim, os moradores que são alérgicos a poeira não sofrerão tanto com a limpeza.

Utilize um purificador de ar

Um purificador ou desumidificador de ar é um aparelho que elimina os microrganismos e agentes alérgicos e torna o ar da casa muito mais agradável. É recomendável que ele seja utilizado principalmente em ambientes onde ficam pessoas mais sensíveis ao ar de baixa qualidade, como crianças e idosos. No mercado, já existem purificadores à base de terpeno, um bactericida natural extraído de alguns vegetais que purifica e higieniza o ar.

Fique atento às tintas e substâncias tóxicas

É importante que você verifique se a tinta usada nas paredes da sua casa ou em isolamentos contêm chumbo, amianto e radônio, pois estas substâncias são altamente tóxicas e podem causar doenças pulmonares e até câncer. Dê preferência às tintas produzidas com matérias-primas naturais e livre de metais pesados. Um exemplo de material que não agride a qualidade do ar é a cal, que não contém insumos tóxicos e possui um incrível efeito fungicida.

Tenha cuidado ao utilizar produtos de limpeza com COV

O COV (Composto Orgânico Volátil) é uma substância presente em detergentes, removedores de manchas e lustradores, que é liberada no ar quando você utiliza algum destes produtos. Ela pode irritar bastante as vias respiratórias de qualquer pessoa e causar reações alérgicas, náuseas e dores de cabeça. Por isso, na hora de utilizar estes produtos, utilize máscaras descartáveis e mantenha pessoas com alergias respiratórias longe do ambiente.

Agora que você já leu todas as nossas dicas, que tão começar a colocá-las em prática agora mesmo? Temos certeza de que você conseguirá melhorar a qualidade do ar da sua casa e beneficiar toda a sua família!

Tópicos recentes

Últimos posts

Voltar