Tipos de resistências que a fibra de vidro proporciona às peças

Devido à sua alta resistência, a fibra de vidro é hoje utilizada na fabricação de inúmeras peças, desde escorregadores e caixas d’água até cascos de embarcações e estações de tratamento.

Não é à toa que as maiores companhias, dos setores mais exigentes da economia – como náutico, aeronáutico e industrial – exploram bastante a resistência da fibra de vidro.

A seguir, mostraremos os tipos de resistência que essa matéria-prima é capaz de proporcionar às peças:

Resistência à tensão

A fibra de vidro possui uma resistência à tensão muito maior do que as fibras de carbono e de aramida. É por isso que ela é utilizada na fabricação de peças que exigem alta resistência à tensão, como capôs de automóveis, tanques industriais, cascos de embarcações, capacetes de segurança e fuselagens de aviões.

Essa resistência serve principalmente para dar proteção às pessoas que utilizam as peças.

E apesar de ser altamente resistência à tensão, a fibra de vidro é muito leve. Isso possibilita o fácil transporte e manuseio das peças fabricadas.

Resistência ao calor

O coeficiente de condutividade térmica da fibra de vidro é de 0,046. O ferro e o alumínio, por exemplo, possuem um coeficiente de 80,3 e 237, respectivamente. Isso mostra que a fibra de vidro possui uma capacidade de transmitir calor muito pequena, o que a torna ideal para a fabricação de peças que são colocadas em ambientes altamente hostis, como fábricas.

A fibra de vidro também é invulnerável às chamas. Em um incêndio, ela não as propaga nem libera gases tóxicos prejudiciais tanto aos seres humanos e animais como à natureza.

Resistência à umidade

Em comparação com as fibras de carbono e a de aramida, a fibra de vidro é muito mais resistente à umidade.

Isso a torna ideal para a fabricação de peças que são utilizadas em ambientes e regiões com muita umidade, como no litoral.

Resistência aos fenômenos da natureza

Por ser resistente ao calor e à umidade excessivas, a fibra de vidro também suporta os fenômenos da natureza, como tempestades, altas temperaturas e chuvas de granizo.

E independentemente da estação do ano, a peça fabricada com fibra de vidro se mantém intacta.

Resistência à eletricidade na fibra de vidro

O vidro e o plástico são isolantes elétricos, ou seja, não permitem a passagem de corrente elétrica. Mesmo em pequenas espessuras, a fibra de vidro ainda é um bom isolante elétrico.

Esse tipo de resistência também é importante para dar segurança às pessoas que manipulam as peças.

Resistência à sujeira

A fibra de vidro é composta pela aglomeração de filamentos finíssimos de vidro. Esses filamentos, juntamente com a resina poliéster e o Gel Coat (matérias-primas utilizadas no processo de fabricação), criam uma camada altamente resistente a qualquer tipo de sujeira.

A superfície lisa das peças também facilita a limpeza delas, o que contribui para torná-las ainda mais higiênicas.

Resistência às ações dos animais

A fibra de vidro impede que insetos, pássaros, roedores e outros tipos de animais danifiquem as peças. Isso também proporciona uma maior durabilidade à elas.

Viu só quantas resistências a fibra de vidro proporciona às peças? Conhece alguma outra que deixamos de citar? Então escreva sobre ela nos comentários!

As principais formas de se aplicar o Gel Coat

O Gel Coat desempenha um papel muito importante na fabricação de peças de fibra de vidro. Além de dar beleza à elas, ele também as deixa mais resistentes às intempéries. E é justamente por causa disso que a sua aplicação deve ser feita com muito cuidado.

Muitos profissionais utilizam rolos e pincéis desenvolvidos especificamente para pintura para aplicar o Gel Coat no molde. Isso não é recomendado, já que essas ferramentas não são próprias para isso e podem deixar a camada de Gel Coat desuniforme e impactar na qualidade da peça.

O ideal é utilizar Gelcoateadeiras e pistolas aplicadoras de Gel Coat.

A seguir, falaremos sobre as principais formas de se aplicar o Gel Coat na superfície de peças de fibra de vidro.

Aplicação com pistola

A aplicação com pistola é a mais utilizada, pois possui um grande custo-benefício. São utilizadas as pistolas com caneca invertida, com bico de até 4 mm.

Essas pistolas operam com baixa pressão (até 50 libras), o que é ideal para não prejudicar a qualidade do Gel Coat aplicado na peça. Na hora da aplicação, a pistola deve ser mantida a uma distância de mais ou menos 40 cm da peça.

É válido lembrar que o Gel Time (Tempo de Gel) médio a 25ºC é de 10 minutos. Então, é preciso tomar muito cuidado para o Gel não polimerizar na caneca. Após a aplicação, a pistola deve ser lavada imediatamente com solvente à base de acetona.

Aplicação Air-Less

As Gelcoateadeiras Air-Less são os equipamentos mais recomendados para a aplicação do Gel Coat. Isso porque elas padronizam e facilitam a aplicação do Gel e evitam ao máximo o desperdício de matérias-primas.

Essas Gelcoateadeiras também requerem atenção, principalmente na questão da aspersão do Gel durante a aplicação. Problemas podem ocorrer devido à agressividade das matérias-primas, que corroem os retentores e os bicos de pulverização.

Para evitarem possíveis complicações na hora da fabricação das peças de fibra de vidro, os profissionais devem submeter as Gelcoateadeiras Air-Less à manutenções periódicas, de acordo com as recomendações de quem as fabricou.

Aplicação Spray-Up

A aplicação Spray-Up é feita por meio da Gelcoateadeira Spray-Up. Apesar de muito funcional, essa Gelcoateadeira possui menos recursos que a Air-Less e requer maior atenção e experiência dos profissionais envolvidos no processo de fabricação.

Além disso, elas podem requerer maior manutenção e avaliação constante das peças.

A escolha entre uma ou outra forma de aplicação do Gel Coat dependerá do processo de fabricação, e também das características que a peça que será fabricada deverá ter.

Mas todas elas proporcionam três benefícios em comum:

  • São mais precisas no processo de aplicação do Gel do que os rolos e pincéis, ainda utilizados por muitos profissionais;
  • Agilizam e facilitam o processo de aplicação, o que diminui o tempo de fabricação das peças de fibra de vidro;
  • Contribuem para que o Gel Coat cumpra o seu principal papel, de dar beleza à peça e protegê-la contra as intempéries.

Qual dessas formas de aplicação do Gel Coat você utiliza? Qual considera a mais benéfica? Deixe sua opinião nos comentários!

7 setores que utilizam bastante a fibra de vidro

Em comparação com os outros tipos de fibra, a de vidro se mostra muito mais benéfica, principalmente em relação a aspectos como leveza e resistência. Não é à toa que ela é bastante utilizada hoje por vários setores na fabricação de inúmeras peças e componentes que fazem parte do nosso dia a dia.

Neste post, falaremos sobre os 7 setores que mais utilizam a fibra de vidro como matéria-prima.

Náutico

Na indústria náutica, a fibra de vidro é usada principalmente para dar resistência às embarcações.

Além de absorver pouca umidade – o que é benéfico para componentes que ficam o tempo todo em contato com a água e a maresia, a fibra também é leve, o que ajuda a diminuir o peso das embarcações e fazê-las ganhar mais velocidade.

Com a fibra de vidro, a indústria náutica fabrica:

  • Barcos de pequeno e médio portes;
  • Caiaques;
  • Jet Skis;
  • Botes salva-vidas.

Construção civil

As construtoras também utilizam bastante a fibra de vidro em suas obras, devido à sua resistência e versatilidade. Ela é usada na construção de:

  • Pontes;
  • Escadas;
  • Painéis de janelas;
  • Aplicações de fundição;
  • Artigos sanitários.

Aeronáutico

Outro segmento que vem se beneficiando da resistência da fibra de vidro é o aeronáutico, que nas últimas décadas tem utilizado-a na fabricação de:

  • Fuselagens e componentes de aeronaves;
  • Hélices de helicópteros.

Automotivo

O baixo peso e a alta resistência da fibra de vidro a tornam uma das matérias-primas preferidas da indústria automotiva. A leveza contribui para a fabricação de veículos mais rápidos e econômicos a alta resistência os tornam mais seguros para quem os usa.

Essa indústria utiliza a fibra de vidro para produzir:

  • Faróis;
  • Carrocerias de ônibus, caminhões e carros utilitários;
  • Tampas de válvulas de motores.

Industrial

O setor industrial usa a fibra de vidro por causa principalmente da sua resistência à corrosão e às chamas. Ela uma das únicas matérias-primas existentes capaz de suportar os ambientes altamente ásperos das fábricas.

Essa indústria geralmente utiliza a fibra de vidro na fabricação de:

  • Tanques;
  • Torres de refrigeração;
  • Canos de pequenas e grandes proporções;
  • Depuradores de grande diâmetro.

Energia sustentável

Esse segmento vem ganhando muita notoriedade nos últimos anos, devido à necessidade cada vez maior de se obter energia limpa a partir dos recursos naturais do planeta. E a fibra de vidro tem ajudado a suprir as demandas de equipamentos, principalmente de torres de energia eólica.

Lazer

A fibra de vidro proporciona resistência a um baixo custo, o que torna os artigos de laser seguros e acessíveis financeiramente. No segmento de lazer, ela é utilizada principalmente na fabricação de:

  • Banheiras de hidromassagem;
  • Piscinas
  • Cascatas de piscinas;
  • Cadeiras;
  • Espreguiçadeiras;
  • Escorregadores;
  • Brinquedos de playgrounds.

A fibra de vidro é uma matéria-prima muito importante para essas e muitas outras indústrias. A tendência é de que, nos próximos anos, a fabricação de peças e componentes com essa fibra cresça drasticamente. Isso será causado principalmente pela disseminação de seus benefícios pela indústria em geral.

Em qual desses segmentos sua empresa está inserida? Ela já usa a fibra de vidro? Conte pra gente no campo de comentários!